.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, outubro 01, 2009

 

Agrava-se o conflito entre o Presidente e o Governo!

A comunicação, feita há dias pelo Presidente da República, veio, sem dúvida, agravar as já tensas relações institucionais com o Governo.
É que, dessa comunicação, ambígua quanto a alguns factos e pouco esclarecedora relativamente a certas dúvidas que existiam, ficou, pelo menos, uma acusação ao Partido do Governo que, segundo Cavaco Silva, teria tentado através de alguns de seus destacados diligentes, imiscui-lo na campanha eleitoral, encostando-o ao PSD.
O Presidente considerou que se ultrapassou o que é tolerável e decente, razão porque decidiu dispor-se a explicar publicamente o que se passou quanto ao polémico caso das escutas, das quais, aliás, nunca falou, dizendo apenas que teria de mandar proceder a uma análise dos sistemas de segurança quanto aos Serviços de Belém.
Mas, porque só agora Cavaco Silva veio denunciar a tentativa de manipulação que diz ter existido?!
Uma situação dessa natureza, devia ter sido logo dada a conhecer, não o sendo, preferindo o silêncio, o Presidente, ao fim e ao cabo, deixou intrometer-se no confronto partidário e prejudicando o PSD, com a ocultação que fez, do que disse ser intolerável e não decente da parte por PS.
Enfim, Cavaco Silva no nosso entender, andou mal neste caso, revelando, até, uma inaceitável ignorância quanto à possibilidade de qualquer sistema informático ser vulnerável…
Uma coisa é certa: a chamada colaboração institucional entre o Presidente e o Governo tornou-se mais difícil e, francamente, como será possível que, depois deste incidente grave, revelador de, pelos menos, levar a uma suspeita, e de elevado grau, vir a ser nomeado um Primeiro Ministro, que não deverá merecer já a total confiança do Presidente.
O PS já veio negar que tivesse feito através de seus dirigentes qualquer manipulação.
O caso, porém, não morrerá por aqui e a própria posição de Cavaco Silva pode ser posta em causa, havendo já quem opine no sentido da renúncia.
Mais uma vez, Cavaco Silva não foi feliz ao adoptar a decisão que tomou.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?