.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, outubro 24, 2009

 

Algumas notas sobre o novo governo

Foi dado já a conhecer o elenco governativo e, por ele, que Sócrates ainda não teve a coragem de seguir o que os resultados eleitorais lhe aconselharam.
Preferiu “ jogar” à direita e à esquerda, mantendo inclusivamente o chamado “ núcleo duro” não fosse precisar dele no futuro!
Da renovação, destaca-se Alberto Martins, como Ministro da Justiça que, apesar dos muitos anos como líder parlamentar do PS, conhece bem os problemas graves que estão a ocorrer na Justiça.
Espera-se dele a determinação de repensar todos esses problemas, resolvendo-os, como se impõe, isto é, com Justiça.
A Ministra do trabalho é alguém que tem a experiência sindicalista, sendo Secretaria-geral da Confederação Europeia dos Sindicatos. Tem, por isso, obrigação de saber que “ voltas” há a dar ao novo Código do Trabalho no sentido da dignificação dos trabalhadores e da defesa dos seus legítimos direitos.
Isabel Alçada, nova Ministra da Educação foi delegada sindical dos professores e tem de resolver, com urgência, sobretudo a revisão do Estatuto da Carreira Docente e acabar com o actual sistema de avaliação. Se assim não for, será uma seguidora de uma política desastrosa da sua antecessora e sofrerá, decerto, imediatas e graves consequências que não abonarão o governo.
Isabel Alçada, segundo se diz, é pelo menos mais dialogante e melhor conhecedora da situação a que se viram reduzidos os professores.
Jorge Lacão, agora Ministro dos Assuntos Parlamentares, acabará com o “ reinado” de Augusto Santos Silva, que só soube acirrar os ânimos entre o governo e a oposição. Lacão, pelo que conhecemos dele, é mais ponderado, cordato e um experiente político bem diferente do seu antecessor, o qual foi recrutado para a pasta da Defesa, onde os militares poderão pô-lo na ordem!
Vieira da Silva foi, quanto a nós bem escolhido para o Ministério da Economia, tendo a seu favor não só a aceitação quase geral dos patrões e sendo também respeitado pelos trabalhadores, dialogante como é.
Da Ministra da Cultura nada se conhece que possa servir para a sua já apreciação, sendo certo que a Cultura que tem estado praticamente abandonada, é muito importante, havendo muito a fazer nesse sector.
A agricultura, outro sector que exige muito trabalho a fazer foi entregue a um professor catedrático de Évora, mas que é actualmente Director Hospitalar!
Há que aguardar a sua acção...
Estranha-se, porém, que Rui Pereira continue na Administração Interna, pois a sua acção tem sido muito contestada na área em que superintende.
Mas, é claro, ele, Silva Pereira, Augusto Santos Silva e Vieira da Silva são do tal núcleo duro!
Nas Obras Públicas foi-se buscar um economista, de quem pouco se sabe mas que, para já, se conhece a sua adesão aos projectos das grandes obras públicas.
Ana Jorge, Ministra da Saúde, mantém-se e bem porque tem feito uma boa prestação governativa.
Dulce Pássaro ficará no Ambiente, pois desde há muito que tem para com Sócrates uma grande amizade e fidelidade.
Luís Amado está certo nos Negócios Estrangeiros, desempenhando, como até aqui, esse lugar com eficiência.
Por fim, Mariano Gago foi reconduzido na pasta da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, onde tem sido, geralmente bem aceite.
Sócrates vai ter, mesmo com este novo governo dificuldades na governação, pois terá que conseguir, se for hábil, acordos parlamentares.
E este novo governo não garante que sejam possíveis tais acordos.Mas se Sócrates continuar a ter a humildade, que há já tempos vem apregoando

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?