.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, novembro 20, 2009

 

Há limites

Nem tudo o que pensa ou se sente deve ser “estampado nos jornais. Sobretudo, quando, como nos partidos políticos há espaços e tempo para, internamente, se discutirem assuntos importantes e que podem ter consequências no futuro. A crítica, claro, é livre, principalmente nos partidos que se dizem e são mesmo pluralistas. Mas, em certos casos, há que estabelecer limites `crítica, mesmo que nos pareça ser justa. Não podem pôr-se em causa questões que provoquem conflitos graves ou mesmo fracturantes no grupo a que se pertence. Se é certo que a razão é, por vezes, mais forte do que se gostaria que acontecesse, há, no entanto, que saber exprimi-la sempre com bom senso, com elevação, não afectando o respeito que se deve ter pelos outros e pelo próprio partido que nos une.
Pior é ainda quando não se tem a coragem de marcar posições (e muitas podem ser elas) em reuniões em que se debatem questões e se tomam deliberações com as quais não se concordam. Se então se fica silencioso não é aceitável que, depois, venha fazer-se “ barulho” unicamente, não tendo assumido com verticalidade o que se acha melhor. A ética política tem mesmo muito que se lhe diga!
Mas, vão sendo já poucos os que a querem seguir, talvez porque nunca lha ensinaram ou lhe falaram sequer dela.
Criticar métodos e pessoas que se pensa que não prestarão bons serviços, criticar certas atitudes que julgamos ser incorrectas, criticar os que aderem ao partido só por hipocrisia ou à espera de favores, por vaidade ou mera ambição pessoal é legítimo. Mas, mesmo assim, nunca se deve levar a crítica ao extremo de atingir o partido do seu cerne.
Os partidos devem ser defendidos na pureza dos seus princípios básicos não esquecendo, porém, que as pessoas que os servem, por vezes muito mal, passam e os partidos devem permanecer, com as suas matrizes essenciais como sustentáculos indispensáveis à democracia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?