.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, novembro 08, 2009

 

O Muro de Berlim

Há 20 anos o muro de Berlim foi derrubado pelo povo alemão, ao qual foi imposta uma separação entre duas áreas da capital daquele país.
De um lado, vigorou, durante anos, sob a égide da União Soviética, a ditadura, com a sempre natural repressão, a falta de liberdade, as perseguições, as mortes até de quem procurava saltar o muro; do outro lado, o que era dominado pelos aliados, que lutaram na 2ªGuerra pela liberdade e democracia, vivia-se normalmente com respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos.
Só que muitos foram separados dos seus familiares, mesmo os mais próximos, passando anos sem os poderem sequer ver.
Mas, tudo o que é violência, opressão e desrespeito pelos princípios básicos de uma sociedade livre e democrática, nunca permanecem, estando destinados a, mais cedo ou mais tarde, ocorrer, quase sempre mercê da vontade do povo, a libertação de tudo aquilo que a menoriza.
Em Berlim, a poucos metros, os alemães experimentaram regimes bem diferentes, que a todos trouxeram muita amargura.
Por isso, o derrube do muro de Berlim foi um momento de enorme e justificável alegria, até porque muitos familiares puderam reunir-se (alguns nem tinham tido sequer oportunidade de se conhecerem) e começou ali a reunificação de um grande país, vitimizado durante muitos anos por feroz nazismo e depois por uma guerra violentíssima.
Mas, hoje, a Alemanha, após uma notável recuperação, é, sem dúvida, uma grande potência sob todos os aspectos.
Porém, ainda há muitos locais do mundo em que ainda há muros que separam regiões ou países, quer sejam de pedra e cal (como o que existe entre israelitas e a Margem ocidental do Jordão) quer sejam de natureza política e social que impedem uma desejável aproximação e que continuam, aqui e ali, a gerar conflitos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?