.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, novembro 14, 2009

 

Pelo menos, temos um recorde

O dos casos polémicos, o dos escândalos, o da ganância, o da desonestidade, o da falsa noção do interesse colectivo.
No nosso país está, na verdade a atingir-se um nível elevado de tudo isso, embora haja quem ainda se atreva a dizer que tudo vai bem, dizendo, parece que com tola convicção, que o que há são pessimistas a mais e que abundam os “velhos do Restelo”…
Mas, os que conhecem bem e têm que viver, no dia-a-dia a realidade portuguesa sabem que os melhores princípios éticos estão a desaparecer, infelizmente. E nesta lei da selva, que cada vez mais se vai afirmando, tudo parece valer: a indisciplina, a mentira, os negócios escuros e ilícitos, a maledicência, a falta de autoridade por parte de quem a devia ter e exercer, a roubalheira, o receio de falar, uma acção política mal orientada, contrariando a sua verdadeira noção – de tudo isso existe já, podendo corromper o próprio regime democrático.
Por isso, uns embora talvez bem-intencionados, dizem que é preciso renovar tal regime, aperfeiçoando de forma clara as suas regras e métodos.
Quando afinal o essencial está numa correcta formação dos que servem a democracia, procurando fazer dela o regime mais perfeito até agora encontrado, capaz de organizar uma sociedade em que todos os valores e princípios éticos sejam respeitados.
Assim, é por essa democracia autêntica que devemos continuar a lutar porque muito ainda há a fazer por ela.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?