.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, dezembro 10, 2009

 

Barack Obama recebe Prémio Nobel da Paz

Foi hoje que o Presidente dos EUA recebeu, com muita solenidade, não faltando até belíssimos momentos musicais, o Prémio Nobel da Paz, pela sua já acção em prol de um bom entendimento entre os países onde existem conflitos violentos ou a própria guerra.
Há quem pense e diga que ainda é pouco o tempo do exercício das suas altas funções, não havendo ainda possibilidade de analisar o que serão os seus propósitos políticos e a forma como poderá exercê-las.
Porém, não é desde que foi nomeado Presidente que Obama se interessa seriamente e pugna pela paz.
Toda a sua acção como senador dos Estados Unidos, foi no sentido de reprovar o recurso á guerra e diligenciando, no que lhe foi possível, por uma sociedade pacífica e solidária.
A modéstia de Obama no dia em que recebeu o Nobel da Paz levou-o dizer que considera essa distinção com base nos seus esforços e ainda não quanto aos seus actos em prol da paz.
Mas o certo é que Obama não se tem recusado a ir a todas as regiões onde há conflitos, procurando contribuir para a sua resolução.
Na intervenções que fez, Obama revelou a sua humildade, fazendo questão de não poder ser comparado com muitas outras personalidades já distinguidas com o Nobel da Paz.
E não deixou de reconhecer a enorme dificuldade em conseguir realizar as das espécies de paz: -a da boa e pacífica convivência entre os povos e a de levar a todos os homens os seus direitos fundamentais.
Foi um demorado mas valioso discurso pelo seu conteúdo, em que fez uma profunda e frontal análise da situação mundial.
20 valores para o homem de quem se espera muito!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?