.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, dezembro 19, 2009

 

A Cimeira do Clima

Há mais circunstâncias que têm impedido um acordo naquela Cimeira em Copenhaga do que circunstâncias favoráveis. Daí a dificuldade em os países ali representados se entenderem, incapazes de abdicarem dos seus próprios interesses, principalmente aqueles que mais poluem a atmosfera e que são os mais ricos. À boa vontade dos menos industrializados não corresponde a desejável colaboração daqueles.
É pena que assim seja, porque o mundo para sobreviver precisa com urgência que se tomem medidas para evitar o aquecimento global.
Obama, que se deslocou ontem a Copenhaga, propôs e conseguiu uma reunião com os líderes de vários países, esquecendo, porém que os EUA além da China são os que mais concorrem para o aquecimento do globo, pelo que lhes compete a maior responsabilidade nesse problema que se tem agravado cada vez mais.
Mas, contra a expectativa, Obama não trouxe nada de novo no seu discurso, ao contrário de Lula da Silva que se prontificou a anunciar e a prometer a disposição do Brasil em contribuir seriamente para a resolução do problema em discussão na Cimeira de Copenhaga. Porém, não foi ainda possível obter-se um acordo vinculativo entre os países participantes.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?