.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, dezembro 26, 2009

 

Prémio João Gaspar Simões

O PSD, na sessão de Câmara, votou contra a instituição do prémio literário João Gaspar Simões, figueirense que se distinguiu como escritor e muito categorizado crítico, com enorme colaboração nos melhores jornais e revistas.
De certo, esse voto resultou, infelizmente, da ignorância do valor daquele nosso distinto conterrâneo.
Com esse Prémio, pretendia-se substituir o Prémio Cidade da Figueira da Foz, que pela sua natureza tão geral, pouco dizia aos figueirenses, e esse Prémio incompreensivelmente sucedeu ao Prémio Joaquim Namorado, dedicado democrata e grande amigo da nossa cidade, embora não tivesse nascido nela, mas dispensando-lhe um enorme amor e sendo um poeta de muito mérito, que sempre fez da Figueira a sua segunda terra.
O PSD ao não aceitar o prémio João Gaspar Simões é algo de injustificável, até porque Gaspar Simões foi como que o descobridor desse grande homem das letras portuguesas, Fernando Pessoa.
Gaspar Simões foi também, como Joaquim Namorado um anti-fascista que alcançou na cena literária portuguesa uma posição de relevo.
Mas a verdade é que ele nunca foi bem tratado pelos vários poderes que passaram pela nossa Câmara, o que o desgostou naturalmente, como sabem os que o conheceram bem.
O Movimento Figueira 100% decidiu-se pela abstenção, pelo q1ue a proposta do PS foi aprovada e, quanto a nós, com toda a justiça.
É pena que nem todos, pelo menos os mais responsáveis a conheçam melhor a história da Figueira quanto a vários sectores, mormente o cultural.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?