.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, janeiro 13, 2010

 

A crise da honra

Entre os valores éticos está, sem dúvida, em primeiro plano a honra.
Em todos os sectores e situações da vida não se deve desprezá-la pois que corresponde a seriedade, verticalidade, coerência com os princípios que se defendem, frontalidade na crítica, verdade nos comportamentos de todos os dias, isenção, enfim, decência em todos os seus actos.
Mas, infelizmente, a honradez anda pelas “ ruas da amargura”.
Desde aqueles de alto nível social vão sendo conhecidos, quase dia a dia, casos que afectam gravemente a honra e dignidade de quem os pratica.
Há, na verdade, uma grave crise da honra no nosso país, para muitos ela não existe, o que existe é o mero propósito de alcançar a realização dos seus próprios interesses custe o que custar. E daí o à vontade com que se movimentam na angariação de dinheiro e lugares e a forma como se comportam com os outros, amesquinhando-os e tudo fazendo para não os deixarem mostrar o seu mérito.
Mesmo na política isso acontece com demasiada frequência, quando, afinal na política, como verdadeira arte de bem servir o bem comum, os seus intervenientes devem mais do que outros terem uma prática ética exemplar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?