.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

 

As novas oportunidades!

Quem de boa fé pode pensar e afirmar com sinceridade que o programa “novas oportunidades” tem tido o mérito de dar, efectivamente, qualificação àqueles que se dispõem a frequentar esse modelo de ensino.

É que, na verdade, verifica-se que no final desse programa, que dura apenas 40 dias, os que nele entram, saiem com o 12.ª ano “sem saber ler e escrever”, como se costuma dizer.

Não adquirem os conhecimentos necessários para poderem ser considerados como “qualificados”, não têm a preparação precisa para isso e poucos são os que acabam por ser bem aceites nas empresas ou noutros locais de trabalho, ficando, ao fim e ao cabo, na situação que já tinham.

Claro que ficarão, é certo, com mais alguns conhecimentos, mas quase sempre rudimentares, sem o valor que os imponha como convenientemente habilitados a desempenhar estas ou aquelas funções.

A verdade é que, salvo algumas excepções, tal programa não tem sido bem prestado, havendo facilitismo a mais!

Mas, nem tudo se tem perdido, porque, pelo menos os mais idosos, têm a possibilidade de se valorizarem, ganhando o que não conseguiram antes, quase sempre por falta de recursos.

Mas esses, normalmente, não podem entrar já no mercado do trabalho.

A vantagem do referido programa é tão somente para efeitos estatísticos, para se poder dizer que, em Portugal, há muitos com o 12.ª ano.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?