.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

 

Sobre a Taça Salazar

Este troféu, de 20 quilos de prata trabalhada e com 1,50m de altura, durante muitos anos, foi disputado por várias equipas estrangeiras e nacionais, na modalidade do remo, nas Regatas Internacionais que levaram o nome da nossa cidade a um plano de relevo no meio desportivo europeu.

Essa importante prova, organizada em conjunto pelos clubes náuticos figueirenses atraía á Figueira, além dos melhores praticantes do remo, uma multidão de pessoas que, das margens do rio Mondego, assistiam com muito entusiasmo àquelas regatas.

Eram dias de intenso movimento de muita alegria na cidade, devendo frisar-se o bom acolhimento dispensado a todos pelos figueirenses, através de várias festas.

Se bem nos lembramos, foi em 1939 que se realizou a última disputa desse troféu entre equipas da Inglaterra, Alemanha, Holanda, Itália e Naval 1.º de Maio, esta como representante de Portugal.

E a Taça Salazar foi para os atletas de Inglaterra, que ganharam a prova por meia proa aos da Alemanha, o que provocou, depois em terra, algumas cenas de pugilato entre eles, isso porque já havia muita animosidade entre os dois países, sendo nesse mesmo dia que Hitler deu início á 2.ª Guerra Mundial.

O paradeiro dessa Taça, só muitos anos mais tarde veio a ser conhecido e foi um banco inglês que avisou as autoridades figueirenses que aquele troféu se encontrava, há muito, guardado no seu cofre-forte.

Após algumas diligências, a Taça veio para a Figueira mas não mais se disputou.

Agora, o ex-presidente da Câmara José Manuel Leite, que tinha mandado retirar daquela Taça a efígie de Salazar após o 25 de Abril, devolveu-a á Câmara e a Taça está presentemente completa no Museu Municipal, isto é, no lugar próprio.

De referir que o valioso troféu foi custeado por 68 municípios e é, na verdade, uma bela obra de arte, em estilo manuelino.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?