.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, março 14, 2010

 

Sobre a coerência

É uma qualidade que não deve faltar aos que se querem impor na vida cívica e política.
E a coerência exige um cumprimento constante e rigoroso dos princípios e valores que se escolhem entre várias opções que se podem ter.
Sejam quais forem as consequências (por vezes tão prejudiciais!) que advierem da afirmação de coerência, há que mostrá-la em todas as situações que surjam, sendo fiéis às convicções que se tenham.
Se assim não acontecer, se quem esquecer a coerência porque lhe interessa mais obter os favores doutrem, dando apoio hoje a uns e amanhã a outros, sujeita-se a que seja considerado “um troca-tintas”, alguém que não merece confiança e mesmo respeito!
A coerência é difícil, mas os que a não têm, acabam, mais cedo ou mais tarde, por serem desprezados, motivo de “chacota” e de justa censura.
Nos tempos de hoje, são até muitos os que nem sabem o que é a coerência e, então, como qualquer “salta-pocinhas” andam de um lado para o outro a ver onde podem assentar os pés para melhor satisfazer os seus interesses pessoais.
Claro que a coerência pressupõe verticalidade, a honestidade, a verdade, a ética e, algumas vezes coragem para ser afirmada e praticada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?