.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, abril 07, 2010

 

Os gananciosos

Não há muito tempo, quando num grupo se falava da falta de ética na vida política, ouvi um desse grupo dizer com o maior à vontade: “ estou-me marimbando para a ética, o que é preciso é governarmo-nos, o que é preciso é que o “ pilim” entre nos bolsos mesmo que para isso haja que aproveitar a política”. Julgámos que estava a brincar, porque, na verdade, sempre o tivemos em boa conta, como pessoa honesta, incapaz de trafulhices.
Mas quando o interpelei, dizendo que estava decerto a gracejar, repetiu que estava a falar a sério, acrescentando que se muitos se aproveitavam da política para enriquecer, parvos eram os que não faziam assim.
Num momento acabou o respeito e a amizade que tinha por ele, porque, efectivamente, merecia apenas o meu desprezo, a minha indiferença, uma severa censura.
Mas quantos há que embora não o digam pensam e são capazes de agir como aquele meu ex-amigo?
A ganância é, na verdade, incompatível com a política, quando se vê nela apenas a melhor forma de contribuir, tão validamente quanto possível para o bem colectivo, diligenciando por uma sociedade mais justa, mais solidária, mais igualitária, sem desigualdades sociais, com a ética sempre na base da acção política.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?