.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, abril 06, 2010

 

A pedofilia na igreja católica

Esta época da Páscoa ficou marcada por uma onda de indignação, que se espalhou por vários países, quanto aos casos de pedofilia em que alguns sacerdotes estiveram envolvidos.
Casos ocorridos há já anos que a hierarquia da igreja católica ocultou do conhecimento público, tornando-se como que cúmplices das condutas indignas desses sacerdotes.
O certo é que aquela hierarquia preocupou-se em pagar indemnizações aos ofendidos, mas os autores desses crimes não prestaram contas à Justiça, limitando-se a revelar tardiamente o seu arrependimento.
Claro que mesmo os leigos que pertencem a esta Igreja e vivem os seus preceitos com uma convicção séria não podem deixar de sentir uma justificada repulsa pelos procedimentos dos sacerdotes em causa.
Mas, como já li algures, um cristão não adere a um padre ou a um bispo, adere, sim, a Cristo.
E se a Igreja Católica ao longo da sua existência nem sempre deu bom exemplo Dele, a verdade é que é francamente positiva a sua acção em prol dum mundo melhor com base nos imperecíveis ensinamentos de Cristo.
A fé de um cristão não pode ser abalada pela conduta dos que servem mal a igreja a que pertencem, mas tem que causar profunda tristeza e indignação, pois ofusca o Reino de Deus, como disse o Cardeal patriarca de Lisboa.
Talvez que o que tem sucedido a respeito dos casos de pedofilia deva levar, mais uma vez, a uma reflexão profunda sobre o celibato dos sacerdotes, concluindo pela liberdade de opção pelo matrimónio.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?