.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, junho 25, 2010

 

Cada vez mais sozinho?!

O Primeiro-Ministro disse aos jornalistas, à saída da sala do Parlamento onde decorreu mais um debate quinzenal, que se sentia cada vez mais sozinho na sua tentativa de levar os portugueses a terem confiança no futuro e a acreditarem que o governo está no caminho certo no combate à crise.
Foi mau esse desabafo de Sócrates, pois, na verdade, sozinho não pode convencer a que se tenha optimismo quanto à resolução da muito grave situação em que está o país.
E não é, na realidade, com demasiado optimismo que se conseguirá essa resolução.
Quem, no dia-a-dia, tem que enfrentar muitas dificuldades, quem conhece o país real e os seus muitos problemas já lhe custa a aceitar palavras e mais palavras de apelo à confiança do futuro, exigindo, sim, actos que, efectivamente, contribuam para uma melhoria do nível de vida.
Durante muito tempo, preferiu-se, como aliás noutros países aconteceu, adoptar políticas erradas, baseadas no neoliberalismo, sempre de consequências nefastas.
Claro que ao Primeiro-Ministro compete não desistir de afirmar a sua confiança na solução da crise e quanto a essa postura é mau sentir-se sozinho, como disse.
Mas não pode deixar-se de admitir que poucos aceitem já o que vão ouvindo dizer aos responsáveis políticos!
Sobretudo, quando se verifica que, no ano passado, surgiram mais 600 novos milionários no nosso país, enquanto os desempregados quase atingem já 600 mil, o que quer dizer que se acentuaram mais as desigualdades sociais.
Ora, mais do que palavras de confiança e de optimismo, que há muito se ouvem, é preciso que se faça uma reflexão profunda sobre as causas da crise, que já vêm de trás (algumas resultantes do atraso de reformas estruturais), e, com determinação, se adoptem políticas novas, criativas, inovadoras, arrojadas, em vários sectores, tendo sempre como finalidade o bem comum, as pessoas e não apenas os números, quantas vezes adulterados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?