.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, agosto 04, 2010

 

In Memoriam do Dr Júlio Gonçalves

Embora não tenha nascido na Figueira, o Dr. Júlio Gonçalves fez toda a sua longa vida de notário e advogado nesta cidade, exercendo essas funções com grande competência e brilho.
Era um excelente orador, dos melhores que ouvi, e um cidadão de carácter muito íntegro, usando sempre de verticalidade, coragem e firme convicção na defesa dos princípios e valores políticos e éticos em que, desde jovem acreditou.
Foi um conhecido e admirado propagandista da República e sempre destacado oposicionista à ditadura de Salazar.
A nível do nosso concelho, pertenceu aos corpos sociais dos Bombeiros Voluntários, ocupando, durante muitos anos, o lugar de Presidente da Assembleia-geral; foi também Rotário convicto e muito respeitado; pertenceu, ainda, ao Ginásio Clube Figueirense e muitas outras colectividades receberam dele uma prestimosa colaboração e tiveram o prazer de apreciar os seus magníficos dotes oratórios.
Neste ano, em que se comemora o Centenário da República, será de toda a justiça que seja lembrado o Dr. Júlio Gonçalves que, com tanta dedicação propagandeou o ideal republicano por muitas partes do país, mormente na região do centro.
Não se sabe se a Câmara vai realizar um programa com que se assinale o referido centenário, mas, em caso afirmativo, como se espera, não deverá ser esquecido o Dr. Júlio Gonçalves, prestando-se à sua memória uma devida e digna homenagem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?