.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, agosto 24, 2010

 

Manuel Fernandes Tomaz

A Revolução Liberal ocorreu em 24 de Agosto de 1820 e dela foi principal mentor e respeitada figura de proa o figueirense Manuel Fernandes Tomaz, ao qual Almeida Garrett chamou Patriarca da Regeneração Portuguesa.
O Sinédrio, sociedade secreta que, com outros, criou no Porto, foi o cadinho, digamos assim onde um grupo de personalidades amantes da Liberdade e da dignificação da Pátria, planeou e preparou aquela Revolução, com a qual se acabou com os abusos dos nossos “aliados” ingleses, que por Portugal ficaram após as Invasões Francesas, quase colonizando o nosso país.
E também com essa Revolução se instituiu uma monarquia liberal, consagrando esse regime na Constitu8ição de 1822, aprovada pelas Cortes e que foi a primeira Constituição de Portugal.
A participação de Manuel Fernandes Tomaz na elaboração daquela lei fundamental foi notável, destacando-se aquele deputado constituinte pela sua inteligência esclarecida, pelos seus brilhantes dotes oratórios e pela sua firme convicção liberal.
Manuel Fernandes Tomaz é, incontestavelmente, um ilustríssimo figueirense e um dedicado e esforçado patriota.
Além da sua sólida formação política, que o tornou numa valiosa e justa referência, Manuel Fernandes Tomaz foi um cidadão impoluto, com qualidades humanas de grande mérito, sendo exemplo de honestidade (morreu pobre, apesar do seu valor profissional e político), de verticalidade, de respeito pelos direitos fundamentais e de grande amor à Pátria.
A Figueira honra-se em homenagear em 24 de Agosto de todos os anos a memória deste seu insigne filho.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?