.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, agosto 07, 2010

 

Um bónus de reemprego

Li, há pouco tempo, que o economista Pedro Portugal entende que será útil o governo criar um bónus de reemprego, para os actuais desempregados, no valor de ¼ do subsídio ainda por receber e a entregar um ano após o novo contrato que consigam.
E lembrei-me de que no governo, presidido pela saudosa Maria de Lurdes Pintassilgo em 1979, a Secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional, que tive honra de ocupar, decidiu incentivar o reemprego, sendo beneficiados os desempregados que, por si só, conseguissem um emprego, recebendo ao fim de certo prazo do novo contrato uma parte do que o Estado lhes pagaria se se mantivessem desempregados durante o período do subsídio total.
Com essa decisão pretendia-se levar quem estivesse desempregado a “ mexer-se” quanto à obtenção de emprego, não esperando que fossem os Centros de Emprego a procurá-lo, até porque, nesse tempo, nem sempre estes agiam com o devido êxito.
E o que se impunha, como hoje, era uma reentrada rápida no mercado de trabalho.
É de certo modo consolador saber que aquele referido governo tomou uma decisão que agora é sugerida pelo referido economista Pedro Portugal.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?