.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, dezembro 30, 2010

 

Ano Novo

A poucas horas do começo de um novo ano, avolumam-se as expectativas, ao que nele acontecerá, e, pelo que já se anunciou, vais ser um ano de muitas dificuldades e de constante preocupação para a grande maioria dos portugueses.
O desemprego vai disparar? As falências de empresas vão continuar? O número de pobres aumentará? A economia conhecerá a recessão? A criminalidade violenta subirá? O País conseguirá escapar á ditadura dos mercados e ao FMI? As medidas de austeridade já implementadas chegarão para se atingir a pretendida redução do défice público? As instituições de solidariedade públicas e privadas poderão dispor dos meios precisos para o combate á fome, que decerto aumentará? As desigualdades sociais agravar-se-ão?
Enfim, estas e outras são as interrogações que afloram o espírito de cada português ao 2011.
E são, sem dúvida interrogações preocupantes, porque, pelo que já se tem passado não será fácil encontrar respostas animadoras.
A crise aí está e pelo segundo dizem os entendidos.
E o sofrimento e as privações de muitos portugueses continuarão em menor escala ou não?
Eis a questão?
Mas também é legítimo pôr em causa o porquê desta enorme crise.
A respectiva responsabilidade é somente dos mercados internacionais ou também a responsabilidade é interna por falta de previsões atempadas e adequadas e por carência da criação de estruturas fundamentais.
A verdade é que a crise surgiu e com muita força e, agora, só resta enfrentá-la e ter a vontade e o discernimento preciso para a combater.
O próximo ano não será bom mas é mais um ano que deverá aproveitar-se da melhor maneira possível com uma postura consciente quanto à realidade.

Comments:
Um excelente Ano Novo, muita saúde para si e esposa.Saudações Ginasistas!
Mário Ferreira
 
Um excelente Ano Novo para si e família.
Saudações Ginasistas!
Mário Ferreira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?