.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, outubro 20, 2011

 

Por onde anda a ética?!

A falta de ética na acção política é, sem dúvida, uma das causas principais da crise que afecta o país.
São muitos os casos em que responsáveis de cargos públicos, não se comportam com isenção e honestidade, não pondo o interesse comum acima dos seus interesses pessoais.
Caiem com frequência em procedimentos ilícitos, dignos da maior censura e repulsa.
Mas quantos deles ficam imunes continuando a exercer lugares de destaque sem que se procuro investigar a sua conduta delituosa para sanciona-la se tal se impuser.
Após o 25 de Abril, houve certa desorientação e até abusos de vária natureza, o que aliás é normal, num período pós-revolcionário, mas porém, é que nesse tempo os políticos agiam por convicções, pelas quais lutaram durante uma vida inteira, defendendo-as com coragem, frontalidade e seriedade animados no sentido de contribuírem para um país livre, democrático, justo, e próspero.
A corrupção praticamente não existia, eram modestos os ganhos dos responsáveis políticos.
Não havia exibição de luxos no exercício dos seus cargos.
Havia obediência às regras éticas.
Mas, isso foi-se degradando e foram aparecendo “Chicos espertos” e sem escrúpulos com os escândalos a surgirem dia a dia.
Mais do que reformar o sistema político, como alguns querem, é preciso, sim, fomentar uma cultura da ética, levando-a á vida pública.
E para tal deve, sobretudo, apostar-se na formação dos jovens logo a partir da escola e a que não devem ser alheios os partidos políticos.
Quando se iniciara essa formação séria de modo a ser possível confiar-se naquele que ocupem cargos na área do poder?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?