.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, maio 30, 2012

 

Tanto Lutaram!

Durante a ditadura de Salazar, em que foram esquecidos ou mesmo combatidos os Direitos Humanos Fundamentais, foram muitos os que, opondo-se a um regime tão regressivo não recearam perseguições, prisões e mesmo até tortura, e, de mãos dadas com os militares do 25 de Abril derrubaram enfim, tão nefasta ditadura.
E tiveram legitimamente a esperança de que, com a Liberdade alcançada com tanto custo e com a tão desejada instauração da democracia, Portugal progredisse e enfileirasse ao lado dos países em que, na sua política internacional, o povo poderia viver feliz e participando activamente na gestão da coisa pública.
A Revolução de Abril foi uma lufada de ar fresco neste país em que só era conhecida a submissão ao governo fascista, com a polícia política a sustentá-lo.
Porém, a esperança que se teve com aquela revolução, não se concretizou plenamente e hoje, com a actual crise económica e financeira, e com a acção de um governo claramente neo-liberal, alguns daqueles que lutaram contra o regime salazarista têm necessariamente de sofrer desilusões.
Os pobres estão mais pobres, a classe média caminha a passos largos para a sua destruição, a economia decresceu a mando de instituições estrangeiras o legítimo governo português já quase não governa, limitando-se a obedecer ao que a troika impõe.
Mas, pior é ainda que o governo, que tem adoptado incontestavelmente apenas políticas liberais, tenha ultrapassado as medidas de austeridade constantes do acordo estabelecido.
O ambiente que se vive em Portugal é péssimo, de desilusão, de indignação e até de revolta.
Como se sairá desta situação?!


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?