.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, agosto 31, 2012

 
Sobre a Maçonaria


Num blogue intitulado “casadasaranhas”, li, além de parte da história da Maçonaria (que aliás já conhecíamos), uma lista de mais de 1000 nome de pessoas que pertenceram ou pertencem ainda a essa Associação, (não houve sequer o cuidado de retirar os nomes dos já falecidos!), o que me impressionou, pois é caso para pensarmos quem teria interesse em organizar e guardar essa lista, mais parecendo um caso pidesco.

Ora, nunca fui maçon mas meu pai, por quem sempre tive muito amor e admiração, foi-o até morrer.

E sempre lhe ouvi falar bem dos princípios em que se baseia a Maçonaria, sobretudo quanto à solidariedade que os maçons têm o dever de prestar a quem precisa dela, solidariedade que deve ser feita sem dar a conhecer a sua autoria maçónica.

Não se deve desconhecer o que, através dos tempos, a Maçonaria realizou em muitas obras boas e muitas vezes tomando a iniciativa delas e não apenas ajudar a situações com finalidades beneficentes.

E quer na família, quer na politica, quer no comportamento cívico os maçons têm a obrigação, cumprindo os estatutos respectivos, de dar exemplos da melhor dimensão.

O que mais sempre se criticou foi o secretismo das “ lojas” maçónicas, não podendo cada membro divulgar essa sua qualidade.

É claro que, como em qualquer instituição, há sempre alguém que não cumpre rigorosamente as regras.

Mas daí a afirmar-se que tudo é mau na Maçonaria, não é verdade.

Conheci muitos, até já falecidos, que tiveram uma vida exemplar em todos os aspectos, tendo sempre a preocupação de cumprir os seus deveres maçónicos.

E sei também que aquele ou aqueles que não tivessem um bom comportamento que colocasse mal a Maçonaria, eram objecto de um inquérito interno, vindo a sofrer o respectivo castigo, que poderia chegar a ser a expulsão.

Nunca aceitei, portanto, que se atacasse a Maçonaria só porque alguns dos que a ela pertencem não procedessem como deviam.

E o certo é que, vindo agora a saber que alguém se dispôs a dar a conhecer todos ou quase todos dos nomes pertencentes a certas “lojas” maçónicas, não podendo deixar de censurar tal atitude, vendo naturalmente nela o propósito de a ferir.

Neste país há outras verdadeiras “casadasaranhas” e nessas, sim, só há os que têm maldade e ambição desmedida, não se respeitando os direitos humanos fundamentais.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?