.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, dezembro 29, 2012

 
118º aniversário do Ginásio Clube Figueirenese

É no dia 1 de janeiro de 2013 que este prestimoso clube comemora mais este seu aniversário. Quer no aspeto desportivo quer cultural e social, o Ginásio sempre se distinguiu pelo valor das suas realizações. É um Clube que, desde a sua fundação, por onde passaram muitas e valiosas personalidades figueirenses e não só. Os seus desportistas, sobretudo do remo, basquetebol e natação alcançaram honrosas classificações.
Tem, pois, merecido o justo respeito e simpatia da comunidade figueirense e nacional. Mesmo em épocas difíceis, houve sempre dedicados ginasistas que souberam vencer as crises. Atualmente, o sócio número um é José Rolinho Sopas, relevante referência pelo muito de válido que tem feito a favor do seu Clube de sempre.
Desejamos que o Ginásio Clube Figueirense continue a saber cumprir exemplarmente as suas funalidades.



Liquidação total

Muitas lojas, sobretudo em Lisboa, decidiram anunciar a sua liquidação total. E a seguir dar-se-á o seu encerramento, por falta de condições para continuar a sua atividade. Porém, enquanto tal não sucede, muitos estão a aproveitar a preços muito baixos os artigos que ainda estão para venda.
Valha-nos isso!



61 anos de casados

Há 61 anos na igreja dos Olivais, em Coimbra, eu e a Maria Teresa contraímos casamento, ela com 18 anos e eu com 23, embora já licenciado em Direito e com o serviço militar cumprido.
Quero apenas, neste momento, assinalar que vivemos felizes, com os nossos quatro filhos que foram vindo e com a restante família.
Apenas me entristece a doença que há já quase 10 anos se apoderou da Maria Teresa.
Não lhe temos faltado com o essencial mas o certo é que, infelizmente, ainda não há medicamento capaz de curar tão terrível doença. Pouco a pouco tem-se afastado das realidades deste mundo, poucas vezes retribuindo os carinhos que lhe são dados. Enfim é uma cruz pesada que temos de carregar.
No entanto, só a sua presença, embora tão diferente do que era, dá-nos certo conforto.
E não esqueceremos nunca a felicidade que desfrutámos com uma mulher, que durante muitos anos, se mostrou muito inteligente, culta, trabalhadora, dedicada à família, alegre e sempre disposta a contribuir em obras de solidariedade que foram muitas.
Um beijo terno e muito grato pelo que muito me ajudaste.


O discurso natalício de Passos Coelho

Não passou de um conjunto de repetições, de desejos que não pode deixar de fazer mas que não são concretizáveis  Enfim, foi um discurso que qualquer político responsável diria num país que vivesse em situação normal, em que tivesse condições para pensar num futuro otimista e, não neste país em que não haverá, infelizmente, razões para tal.
Foi um discurso de quem ainda não conhece bem o país, de quem ainda não percebeu a situação grave que afeta os portugueses e que é capaz de se curvar perante quem quer empobrecer cada vez mais Portugal talvez para que avance depois em grande dimensão o capital.
Um discurso para esquecer e até mais indignar os que o ouviram até porque cada vez mais se verifica que Passos Coelho não está preparado para o comando do país, limitando-se, pelo que se tem visto, a obedecer cegamente a outros, muito especialmente, a Vítor Gaspar e a entidades estrangeiras.
O orgulho que ele elogiou aos sacrifícios que impôs aos portugueses é simplesmente cínico. Esse orgulho que fique com ele!


Suspensa a privatização da TAP


Afinal o governo não teve êxito no negócio da TAP e o empresário colombiano que estava interessado regressou ao seu país se levar no seu património a nossa única transportadora aérea.
Ainda bem que assim sucedeu, pois, na verdade, não foram oferecidas as garantias bancárias. Só que aquele empresário, entrevistado pela SIC, alegou que aquelas garantias não constavam do contrato já assinado, mas seriam posteriormente oferecidas. 
Quer dizer que, se for assim, não poderá culpar-se aquele colombiano pela suspensão da privatização mas terá sido, sim, mais um falhanço do nosso governo.
Será assim?


E o mundo não acabou!

Muitas pessoas, em todo o mundo, convenceram-se de que este ano é que ocorreria o fim do mundo.
E muitas começaram a tomar providências para tentarem sobreviver a esse anunciado acontecimento. Mais uma vez passou o dia 22 e o mundo continua.
Aliás, já do tempo da antiguidade ( lembramos a data de 1173) em que houve essa convicção e muito embora em 2011/2012 tenham sucedido muitos fenómenos atmosféricos ( furacões, terramotos, etc) o certo é que nada disso acabou, ainda, com o mundo.
Porém, há técnicos categorizados a afirmar que neste ano é natural que haja várias e sérias complicações atmosféricas. Mas, como já tivemos, ultimamente, todos esses acontecimentos não vai admirar.



Centro Escolar, em Tavarede

Este belo edifício merece ter o nome de um pedagogo com passado notável ou de um figueirense com obra meritória, a quem se deva uma homenagem condigna.

Por exemplo: 
1 - Professor António Vítor Guerra, que além de excelente professor, diretor do ex-Colégio Academia Figueirense ( considerado na altura um dos melhores), diretor competentíssimo do Museu Municipal;
2 - Dr: José Rafael Sampaio que apesar de ser formado em Direito foi docente durante toda a sua vida e que sentiu na carne e no espírito os maus tratos da ditadura;
3 - Dr. Marcos Lima Viana, homem de grande cultura, professor de grande e justo prestígio e vereador da Câmara:
4 - José da Silva Ribeiro, tavaredense ilustre que apesar de não ter sido professor era dotado de uma  grande cultura e fez do Teatro uma verdadeira escola para muitos que passaram por ele, além de também, ter sido um notável opositor à ditadura.

 Qualquer deles merece ter o seu nome ligado ao Centro Escolar, permitindo que o seu nome que vier a ser escolhido, perpetue alguém a quem a Cultura, Instrução e bairrismo muito devem.












Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?