.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, maio 21, 2013

 
O MSD

Telefonema, ontem, de um amigo meu, a saber do meu estado de saúde. E lembrámos o que foi o Movimento Social Democrata que os 40 deputados do partido Popular Democrático que, na Assembleia Constituinte se desvincularam daquele partido e fundaram o referido Movimento. Dele fizeram parte: Mota Pinto, Artur Santos Silva, José Augusto seabra, José Cobra, Jorge Sá Borges, Emídio Guerreiro, Olívio França, que foram os principais dinamizadores do MSD que teve sede na Praça de Londres, em Lisboa.
Esses 40 deputados ( que constituiam metade dos deputados do grupo parlamentar do PPD) saíram desse partido por não concordarem com o rumo de direita que Sá Carneiro e outros seus seguidores começaram, a certa altura, a dar ao partido, tornando-o mais um partido liberal do que social-democrata.
Depois os que eram deputados formaram um grupo parlamentar de independentes e no parlamento puderam marcar posição em defesa de uma autêntica social-democracia, dando o seu apoio ao PS e fazendo com que na Constituição viessem a ficar muitas normas próprias da esquerda democrática.
Lembrámos, ainda, a dificuldade que houve por parte do presidente do parlamento em arranjar um lugar para esse grupo de independentes, exigundo nós ficarmos junto à bancada do PS, o que veio a acontecer.
E quem ler o Diário das sessões verificará que a esse grupo de independentes sociais-democratas se ficou a dever a votação favorável de várias propostas do PS e que ainda constam da nossa Lei Fundamental.
Bons tempos em que, em política se discutiam ideologias e se tinha em atenção o melhor bem-estar do povo português.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?