.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, julho 28, 2013

 
A política do Ministério da Educação




De 45 mil professores que eram contratados apenas foram colocados 3, dois para a disciplina de espanhol e um para a de Religião e Moral. Será que só esses 3 eram precisos e que vai ser dos outros que, se foram contratados era porque havia trabalho para eles?
Enfim, até no Ministério da Educação se estão a passar coisas que não se percebem e que se fazem sem respeito pelos direitos alheios.
E quantos desses docentes, pelas suas idades, não encontram onde trabalhar?
Mas, isso que importa à insensibilidade dos atuais governantes.




Já temos, de novo, a União Nacional?


O Primeiro-ministro no discurso que fez em Pombal em vez de falar em Unidade Nacional falou em União Nacional!
Foi uma escapadela involuntária ou era mesmo estar a pensar nessa expressão, própria do regime ditatorial?
Realmente, a ação deste governo tem tido muita coisa semelhante a tal período de tempo e é natural que se confundam os que agora fazem com os que os outros fizeram num período de má memória.
Vai, infelizmente, havendo semelhanças…



Novo Patriarca de Lisboa


D. Manuel Clemente, que era Bispo do Porto, foi recentemente investido como Patriarca de Lisboa sucedendo a D. Manuel Policarpo.
E a primeira missa que rezou foi no Mosteiro dos Jerónimos que estava repleto de fiéis e que teve a presença de várias autoridades, como o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, Paulo Portas e outros membros do governo e entidades oficiais.
D. Manuel Clemente, homem simples e modesto, fez uma boa homília, destacando a luta que um bom cristão deve ter pela justiça social e pela solidariedade, apelando a que se siga o exemplo de Cristo.
Era visível a satisfação de D. Manuel Clemente e tinha razão para isso, pois ser escolhido por um Papa como D. Francisco é uma honra.
O nosso Patriarca continuará, como esperamos, a ser como sempre foi, não lhe faltando coragem para dizer o que se impõe dizer, custe a quem custar.
Não podemos deixar de estranhar e lamentar a maneira muito deficiente como a RTP1, que é um serviço público, fez a cobertura da cerimónia nos Jerónimos tendo-a de a interromper várias vezes por anomalias técnicas, segundo veio a informar.



O SNS sem 130 milhões de euros


Foram agora descobertas muitas fraudes no SNS em valor que se estimou, para já, em 130 milhões de euros.
Os suspeitos, alguns já detidos, são médicos, funcionários daqueles serviços, alguns laboratórios e delegados de propaganda médica. Não só pelo valor muito elevado mas porque os crimes foram praticados em Serviços que deviam merecer o maior respeito, dado o fim a que se destinam, havendo provas os autores devem ser exemplarmente condenados.




O Dia dos Avós


Os avós, cujo o Dia de hoje lhes foi consagrado, mais do que nunca são a bengala firme da família.
Se neles sempre se foram buscar os bons conselhos baseados na sua experiência de vida, se neles sempre foi encontrado o amor e dedicação precisos, se eles estão normalmente disponíveis para com satisfação ajudar os netos, hoje muitos deles são o porto de abrigo de muitos filhos e família que, de repente, se vêem desempregados, sem recursos para manter os seus próprios agregados familiares.
E quantos avós do pouco que têm são capazes de repartir com filhos e netos, privando-se, se for preciso, do que lhes daria melhor bem-estar.
Quer dizer que os avós, além dos seus ensinamentos, adquiridos sobretudo ao longo de uma vida, são hoje, muitas vezes, quem recolhe filhos e netos carentes de recursos económicos.
No nosso país, dada a grave crise que o afeta, mais os avós voltam a ser aqueles a quem familiares recorrem, quando ficam sem emprego, sem casa, e sem poderem satisfazer as necessidades básicas nos seus próprios lares.
É, pois, de toda a justiça promover uma maior e melhor lembrança dos avós, mostrando-lhes, como merecem, muito amor e gratidão.



Para ler e meditar


“ A paz não é duradora quando os pobres estão marginalizados”
(Papa Francisco)



O Papa Francisco no Brasil



Para presidir às jornadas mundiais da juventude católica, o Papa deixou no Brasil bem vincada a sua simpatia, a sua simplicidade e a sua solidariedade com os mais pobres. No discurso que fez num campo de futebol, depois de visitar em apoteose a favela Varginha e ali ter entrado numa casa, o Papa solicitou aos jovens que nunca desistissem de lutar pela justiça social e igualdade, não deixando de dizer que para além da economia do pão há a economia da respectiva dignidade humana.
O Papa foi, mais uma vez, e naturalmente, um exemplo de solidariedade, mostrando-se ali, com toda a sinceridade, um extraordinário seguidor de cristo pedindo aos muitos milhares de jovens o seu constante trabalho em prol de uma comunidade em que haja respeito pelos direitos fundamentais humanos e melhor convivência social, lutando com entusiasmo contra a corrupção política e social.
A visita do Papa Francisco ao Brasil nunca deixará de perdurar.
A Via Sacra, na praia de Copacabana, foi qualquer coisa de belo, com uma encenação de grande nível e com uma celebração com muitos milhares de jovens de várias nações.
Outro grande momento destas jornadas foi a missa realizada na praia de Copacabana em que participaram cerca de 3 milhões de jovens.








Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?