.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, julho 01, 2013

 

O défice público



Ao contrário do que o governo previa, o défice público no primeiro trimestre foi de 10,6% e não o de 5,5%.

Não há dúvida que o Ministro das Finanças, Vítor Gaspar tem falhado constantemente e talvez seja bom que, antes de falar, consulte uma bruxa que, segundo dizem, há cá e das boas!

Os próprios técnicos da Troika que estiveram durante alguns dias no nosso país para fiscalizarem as contas do governo, foram daqui duvidosos de que Portugal possa cumprir a meta estabelecida para 2013.

Parece que só Cavaco Silva diz não ser sequer preocupante.

Mais uma vez, está a proteger o governo.



Seis propostas do PS aprovadas



O PS apresentou, há dias, no parlamento dez propostas para o crescimento da economia. Dessas foram aprovadas seis, havendo quem julgasse que nenhuma delas seria aprovada, não as considerando válidas para o fim em vista.

Sucedeu até que o Ministro das Finanças teria elaborado um documento, no qual pretendia demonstrar que tais propostas não tinham o valor que o PS queria dar-lhes.

Quer dizer que há já deputados da maioria que vão desobedecendo aos desejos de Vítor Gaspar.

Quererá isto dizer alguma coisa?





Os talentos de alguns



Há compatriotas nossos, muitos deles ainda jovens que, no estrangeiro, têm mostrado o seu talento. Quer na área da medicina, quer na técnica têm-se revelado como possuidores de superior inteligência e de firme vontade de não desiludir quem os tem colocado, em alguns países, em posições de destaque.

É pena que esses fiquem em primeiro lugar em concursos e pesquisas fora de Portugal que não lhes dá as devidas condições de trabalho.

Porém, a verdade é que o que vão descobrindo pertence à Humanidade pois é a favor dela que essencialmente utilizam o seu talento.

Mas também é de lamentar a ainda pequenez do nosso país que tem de mandar para o estrangeiro mos nossos cientistas.





Nem avisados



Teixeira dos Santos, ex-Ministro das finanças deu a conhecer que em 2011, no começo do atual governo, ter chamado a atenção de Vítor Gaspar para as consequências nefastas dos chamados contratos de alto risco.

E, claro, ficou admirado que até agora, passados dois anos, este governo não se tenha preocupado com a existência desses contratos, normalmente nocivos para o nosso país.

Na verdade, é caso para dizer que nem devidamente avisado Vítor Gaspar manteve-se mudo e quedo nada fazendo do que se impunha.





Última hora



Os portugueses foram surpreendidos com a notícia da demissão do Ministro das Finanças, Vítor Gaspar. O Presidente da República já aceitou a saída desse Ministro e logo aceitou a atual Secretária do Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, para Ministra das Finanças.

Mais do que o abandono de Vítor Gaspar que se adivinhava há já tempo pela desastrosa política que vinha fazendo, é, sim, mais de estranhar a nomeação da nova Ministra. É que tal só vai fragilizar mais o governo, dado que o seu passado não a impunha para esse Ministério, pois o seu comportamento como administradora da REFER assinou vários contratos de alto risco, sendo certo que a administração daquela empresa está a ser investigada.

Porém, Passos Coelho não encontrou, decerto, mais ninguém para aquele cargo e, como a Drª Maria Luís Albuquerque foi sua professora na Universidade Lusíada investiu-a numa posição para a qual estamos convencidos que não terá a competência necessária.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?