.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, março 29, 2006

 

Ainda acerca das maternidades

O Primeiro-Ministro foi hoje ao Parlamento falar sobre o tema da Ciência.
Mas afinal, foi também interpelado pela oposição quanto ao encerramento de blocos de partos em certos Hospitais.
Um deputado do PSD, que tinha com ele o Relatório da Comissão em que se propõem aqueles encerramentos, esclareceu que o número de 1500 partos / ano, referido num documento da Organização Mundial de saúde é apenas um número indicativo e não vinculativo.
E aquele deputado defendeu que, se assim é, não poderá servir de base ao encerramento de maternidades com número abaixo daquele.
O Primeiro-Ministro em resposta à intervenção daquele parlamentar veio, afinal, a concordar com ele nesse ponto ( número de partos) mas acabou por dizer que não foi esse o único critério que determinou a decisão dos encerramentos.
A referida Comissão, segundo Sócrates disse, atendeu às condições de segurança existentes, à qualidade do pessoal médico, ao equipamento respectivo.
Ora, se não foi o número de partos / ano que baseou a resolução de acabar com os nascimentos no nosso Hospital da Figueira, então que outros elementos foram considerados para justificar tal resolução?!
É que, na verdade, quanto a todos os outros critérios existem, felizmente, no bloco de partos da Figueira, quer quanto à boa qualificação dos profissionais que nele têm trabalhado, quer quanto a instalações, equipamentos necessários, etc.
E, sendo assim, houve, decerto, ou precipitada avaliação ou, o que é pior, má vontade ao propor-se o encerramento.
Daí que as populações dos vários concelhos que têm usado dos serviços da Maternidade da Figueira se sintam naturalmente tristes e preocupadas com o futuro, se se mantiver a decisão de as parturientes terem que ir ter os filhos a Leiria ou a Coimbra!
Se não é, como se tem dito um critério economicista e se não é o facto dos partos não estarem ainda a atingir o número de 1500/ ano, então não se percebe que se insista em que se retire a esta cidade a existência de uma maternidade!
Tenhamos ainda esperança que assim não suceda!

Comments:
That's a great story. Waiting for more. »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?