.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, abril 27, 2007

 

Distinção para Jorge Sampaio

Pela ONU foi nomeado como Alto-Comissário para as Civilizações.
É, sem dúvida, uma honra para aquele ex-Presidente da República e para o nosso país.
Compete-lhe diligenciar para que diminuam ou se resolvam tensões entre sociedades e culturas contribuindo para a paz.
Tarefa que é muito difícil mas, pelo que conhecemos de Jorge Sampaio ele está bem nesse lugar, dadas as suas qualidades de inteligência e humanas, além da experiência internacional que adquiriu nos seus dois mandatos como Presidente da República.
Que seja feliz nessa missão.

 

Ainda a Exposição “ 30 Anos de Poder Local”

Ouvimos um antigo autarca dizer, no fim de visitar aquela exposição, que nela estava representado 90 e tal por cento do que interessava ao PSD e muito pouco do que as Câmaras socialistas tinham realizado de valor nos seus mandatos.
E era fácil se, na verdade, se quisesse usar de isenção, ver o que consta do livro “ 20 anos do Poder Local na Figueira da Foz”, editado pela última Câmara a que o Engenheiro Aguiar de Carvalho presidiu.
Ali está, com pormenor e com muita ilustração, o muito que se fez em vários sectores da actividade camarária, e foi, efectivamente muito, sobretudo em obras estruturais e também em eventos culturais de animação turística.
Mas parece que se passou uma “ esponja” sobre tudo isso!
Mesmo em fotografias, parece ter havido a intenção de não exibir naquela exposição muitos dos que, não pertencendo às duas últimas Câmaras trabalharam, no entanto, com entusiasmo, pelo progresso da Figueira.
Nem o Engenheiro Aguiar de Carvalho, a quem a Figueira vai já reconhecendo a autoria de uma obra valiosa mereceu honras de algum destaque!
É pena que aquela exposição venha, ao fim e ao cabo, a ser utilizada apenas como propaganda política do PSD.
A não ser que ela já tivesse sido feita para ser aproveitada numa futura campanha eleitoral...
Sempre o PSD pouparia algum dinheiro!
E assim se vai fazendo a “história mentirosa” da nossa cidade.

 

Zeca Afonso

Foi, sem dúvida, uma figura notável na música e também com influência na vida política do nosso país.
As suas canções tinham letras que eram verdadeiras mensagens e faziam críticas cáusticas a certas situações que então existiam.
Para além de ser detentor de uma voz penetrante, muito sensível e harmoniosa, Zeca Afonso, grande opositor da repressão e opressão, das desigualdades sociais e de tudo o que lhe parecesse ser injusto e desumano, foi um elemento essencial na resistência antifascista.
E não precisou de se deixar acorrentar a qualquer partido. Dizia mesmo que “ O Comité Central era ele próprio”!
Homem sempre desalinhado das convenções sociais e dos hábitos normais, Zeca Afonso foi um lutador incansável por uma sociedade mais tolerante, mais igual e solidária.
Mesmo sofrendo a perseguição do regime salazarista, mesmo sofrendo privações e grandes, o que sempre mais lhe interessou foi levar, através das canções, um grito de protesto, de indignação junto do povo que uma elite presunçosa e medíocre teimava em subjugar.
O Zeca foi um cantor de sucesso, não pelo que ganhou, mas pelos seus dotes de cantor e pela acção pedagógico-política que, durante anos fez.
Por isso, ao invocar e exaltar-se o 25 de Abril, tem de lembrar-se um dos que mais ajudou a criar o espírito de Abril e a contribuir para as condições necessárias à Revolução dos Cravos.

quinta-feira, abril 26, 2007

 

A campanha eleitoral na Madeira

Como é habitual o governo, ou melhor, Alberto João Jardim que é quem faz tudo naquele arquipélago, não deixa de confundir actos de governo com actos eleitorais!
São discursos inflamados, concentração de população, inaugurações todos os dias, etc, etc.
E, claro, o mesmo teor nos ataques ao governo central pondo de rastos, como é costume, os que governam este país.
Para o senhor Jardim só existe a Madeira e a “ Obra” que ali tem feito...
De uma maneira geral, para ele todos os outros políticos são umas bestas, uns ignorantes, uns trafulhas!
Enfim, Jardim, por vezes até parece pela forma como vocifera contra quem seja, que precisa de ir a um médico que lhe receite calmantes fortes, já que boa educação ninguém lhe dá!
E como é que há ainda quem vote cegamente num homem como ele?
Quem use o teleférico do Funchal de lá poderá ver as verdadeiras “favelas” que se estendem pelos montes que rodeiam a cidade!
Para o sr. Jardim valerá, decerto, apenas a cidade.

 

Um apelo do Presidente da República

No seu discurso na Assembleia da República, Cavaco Silva omitiu a opinião de que será altura de comemorar o 25 de Abril de forma diferente.
E apelou aos jovens que façam essa comemoração nas ruas ou lugares públicos com a sua habitual alegria.
Só que grande parte desses jovens não conhece ainda sequer as razões essenciais da Revolução dos Cravos e nem tem, claro, a vivência de um regime ditatorial.
Há, portanto, primeiramente, de lhes dar esse conhecimento, levando-os a comparar o que era a vida dos portugueses na ditadura e a vida actual no regime democrático.
E há, efectivamente, muitas formas de dar esse conhecimento, até com testemunhos de quem sofreu os horrores dessa ditadura.
Este ano, fez-se um pouco isso, mas é preciso fazer mais, pois, logo a seguir à Revolução, não se fez como se impunha uma cuidadosa pedagogia política junto dos mais jovens.
Seja, porém, como for, achamos que as cerimónias realizadas na Assembleia da República são indispensáveis.
É ali o pólo da democracia e é ali que devem ser feitas as honras ao 25 de Abril.
Só quem esteve na Assembleia Constituinte pode, na verdade, saber o que custou mantê-la para ser aprovado o primeiro texto Constitucional após a Revolução.
Foi, portanto, ali que se tratou, embora com algumas dificuldades, de consolidar, através daquela Constituição a democracia em que vivemos.

quarta-feira, abril 25, 2007

 

Bom nível na sessão do 25 de Abril

A habitual sessão solene realizada no salão da Câmara, para se comemorar o 25 de Abril, teve, desta vez, dignidade e os diversos discursos tiveram um bom nível, quer literário quer político.
Compareceram as Corporações dos Bombeiros e uma Banda Musical que prestaram honras às bandeiras nacional e da cidade e às autoridades presentes.
Dos discursos destacamos os dos Deputados Municipais Drª Silvina Queirós e Dr Pedrosa Russo, muito embora os restantes (António Paredes, Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal) tivessem também agradado.
Claro que o primeiro orador foi o representante da Associação 25 de Abril, senhor Coronel Moço, que leu uma muito bem urdida Mensagem daquela Associação, a qual merece a reflexão de todos nós.
Após esta sessão, seguiu-se a inauguração da exposição “ 30 anos de Poder Local”.
Contávamos, na verdade, com uma mostra das principais obras e actividades realizadas durante os 30 anos do Poder Local por todas as Câmaras que geriram este concelho naquele período.
Mas enganámo-nos. Tal exposição, embora esteticamente bem apresentada, limita-se praticamente à propaganda do que se tem feito pelas Câmaras PSD, caindo no esquecimento o muito de valioso que neste concelho se ficou a dever às Câmaras socialistas.
Enfim, é a política, que quase sempre se faz com parcialidade, quando tal não devia acontecer!
Aliás, do discurso do Engenheiro Duarte Silva tinha já ressaltado uma grande parte das principais obras e eventos da autoria dessas Câmaras.

 

Os jovens e o 25 de Abril

Este ano pareceu-nos que se tentou atrair os jovens ao espírito do 25 de Abril.
Houve várias realizações, espalhadas pelo país, mais dedicadas a crianças e jovens, procurando com elas dar-lhes um melhor conhecimento do que foi a Revolução de Abril, os seus motivos e os seus benefícios.
Ainda bem que assim sucede porque é a eles que no futuro competirá defender, com entusiasmo a democracia opondo-se a todos os grupos que exaltam o racismo, a xenofobia, a qualquer discriminação, que, por aí, vão já aparecendo.

terça-feira, abril 24, 2007

 

O 25 de Abril

Ao comemorar a libertadora Revolução de Abril só me apetece gritar com muita sentida emoção: Viva o 25 de Abril! Viva o que trouxe aos portugueses a cidadania plena, a liberdade um regime político democrático, mais igualdade de oportunidades, mais solidariedade.
Um reconhecimento muito sincero a todos, civis e militares, que contribuíram para o derrube de uma ditadura feroz (e não branda como alguns lhe vão chamando, porque não sentiram, decerto os seus efeitos maléficos).
E falamos em civis e militares porque, na verdade, muitos dos primeiros, durante anos e anos sofreram na carne ou no espírito para resistirem à ditadura, nunca desistindo, por vezes com que valentia, dessa luta difícil e arriscada. Nem as perseguições, as discriminações nos empregos, a violência da polícia política, as torturas nas cadeias, as mortes (como no Tarrafal), a censura rigorosa, a proibição de manifestações públicas, os julgamentos fantoches dos não adeptos do salazarismo – nada, nada disso fez parar os resistentes à ditadura.
E falamos dos militares, valorosos, que em 25 de Abril de 1974 puseram fim ao regime ditatorial. Sem eles tal não seria possível.
A liberdade e a democracia entraram, então, em Portugal e ficaram, cada vez mais fortes e consolidadas, o que resultou principalmente depois da aprovação da Constituição de 1976 (em que tive a honra de colaborar).
Se todas as nossas expectativas não têm sido realizadas é porque a crise actual não tem permitido cumprir integralmente o programa do partido que sustenta o governo, programa em que se espelha o espírito do 25 de Abril.
Mas tenhamos esperança no futuro e é desse que se está a tratar, embora discordemos, tal como já tem acontecido, de algumas reformas nos sectores da Saúde, da Educação, da Justiça e da Legislação Laboral.
Os valores principais da democracia são cumpridos e é preciso que, dentre eles, o social prevaleça sobre o economicismo.
Nunca o PS se esqueça que é um partido da solidariedade, da fraternidade, do humanismo, da justiça social, da igualdade de oportunidades.
E o certo é que hoje vive-se muito melhor em Portugal do que anteriormente, ainda que haja um longo caminho a percorrer para que se possa dizer que foram preenchidas todas as finalidades do 25 de Abril.
Festejemos a liberdade que não tínhamos!
Festejemos a democracia que também não tínhamos!
Festejemos a maior solidariedade e tudo o que se tem feito para reduzir a pobreza e a exclusão social!
Festejemos a maior e melhor convivência sem quaisquer peias entre os portugueses!
Festejemos a liberdade de expressão e o confronto livre de ideias!
Festejemos, enfim, aquela Revolução do 25 de Abril de 1974 que nos proporcionou um Portugal bem diferente, mais próspero e plural, mais respeitado nos meios internacionais!
E que com a vontade de todos o nosso país venha a crescer economicamente.

 

Recordando

Neste momento, em que se celebra mais um aniversário da Revolução do 25 de Abril, lembremos os democratas figueirenses que, com coragem e persistência, lutaram contra a ditadura que nos governou durante cerca de meio século. Lembramos alguns deles, que já morreram.
Assim, eis os seus nomes:
Joaquim de Carvalho, Júlio Gonçalves, Adelino Mesquita, José da Silva Ribeiro, Cristina Torres, Albano Duque, Maurício Pinto, Guige Baltar, Mário Rente, João Bugalho, Manuel Lontro Mariano, José Rafael Sampaio, Santos Silva, irmão Rama, José de Freitas, Rui Alves, Gilberto Vasco, João de Almeida, Marcos Viana, Cerqueira da Rocha, e muitos, muitos mais espalhados por todo o concelho.
A memória destes e de muitos outros merece, nesta ocasião, a nossa lembrança e a nossa mais sentida homenagem.

 

A Escola de Vila Verde e o 25 de Abril

Muitas crianças assistiram aos depoimentos da Drª Teresa Coimbra, Drª Virgínia Pinto e eu próprio sobre a Revolução dos Cravos.
Houve muita participação das crianças, que, no final daqueles depoimentos fizeram várias e, por vezes, embaraçosas perguntas.
Foi, sem dúvida, uma boa sessão de pedagogia política, sendo certo que, para alguns, foi uma novidade muito do que foi dito por aqueles democratas na sala da Escola de Vila Verde.

 

O Dia Mundial do Livro

Foram muitos os eventos realizados ontem para comemorar o Dia do Livro.
Em Bibliotecas, em Escolas, em livrarias, em autarquias e ouros lugares o livro foi o protagonista, foi o mais procurado.
E foram lidos em vários círculos de crianças e jovens, no intuito de despertar o seu interesse pela leitura.
A par das leituras feitas foi indicado o valor da cultura que, principalmente, se pode adquirir pelos livros.
Alguns escritores disponibilizaram-se a participar em vários colóquios, revelando o que os leva a escrever.
Felizmente, os jornais deram já notícia de que agora 37% dos portugueses já tem o hábito da leitura o que não é nada mau.

 

“30 anos de Poder Local na Figueira da Foz”

Amanhã, pelas 11h30m, nas instalações do Ponto de Encontro, sitas na Praceta Ledesma Criado, junto à Esplanada Silva Guimarães, a Câmara inaugura uma exposição subordinada ao tema “ 30 anos do Poder Local na Figueira da Foz”

 

O Banco de Portugal e a flexibilidade no emprego

Agora também o Banco de Portugal veio dizer que a produtividade só aumentará quando forem mais flexíveis as leis laborais.
Ainda mais, santo Deus!
A maioria dos trabalhadores portugueses andam, diariamente, com o “ credo na boca”, como costuma dizer-se, receosos de despedimentos cada vez mais facilitados.
Que segurança pode hoje haver num emprego?!
Muito pouca ou nenhuma...
Como se compreende esta atitude insólita do Banco de Portugal, de que é governados o socialista Dr. Vítor Constâncio?
Quer-nos parecer que não será essa desejada flexibilidade nas leis laborais que conduzirá a uma maior produção.
Será, sim, um conceito mais inovador de certos empresários, que não têm evoluído porque não sabem ou não querem.

 

Privatizar a RTP?

É esta das últimas intenções manifestadas por Marques Mendes.
Parece mesmo impossível!
Mas já nada deve espantar de uma direita que vive para a privatização de tudo, pretendendo emagrecer cada vez mais o Estado.
Não vingará essa ideia, porque haverá decerto quem a combata.
Porém, já é mau que se tenha apenas a ideia.
Da direita que temos tudo é de esperar...

 

Crianças “ à venda” na internet

Até as crianças, santo Deus, são oferecidas para adopção na internet!
Nesse site, há quem diga que tem crianças para a adopção e mostre até as suas fotos.
Ma será que atrás da adopção haverá mesmo o propósito de venda?!
Sabemos já que a PJ não está a dormir e começou já a indagar o que se passa.

 

Portas venceu as eleições directas no CS/PP

Como era de esperar Paulo Portas ganhou, por expressiva percentagem estas eleições ao que tem sido presidente do partido, Ribeiro e Castro.
Voltou Portas, pois, a liderar tal partido.
O que irá o “ menino mediático” fazer do CDS/PP?!
Veremos.
Para já, há que reconhecer que as “ reality show” continuam a dar resultado!...

 

2ª Volta nas eleições francesas

Os dois candidatos, Sarkozy e Senolange, têm que disputar uma segunda volta, no próximo dia 6 de Maio.
Quer dizer que quer a extrema-direita quer a extrema-esquerda viram afastadas as suas expectativas nestas eleições presidenciais.
Tudo dependerá agora da divisão dos votos que foram dados ao terceiro classificado.

domingo, abril 22, 2007

 

Pina Moura deixa a política

Este categorizado socialista, com uma já longa vida política, vai deixá-la para gerir duas empresas espanholas a Iberdrola e Media Capittal.
Quer dizer que este economista, a partir de 3 de Maio, data da Assembleia-Geral substituirá Pais do Amaral e passará a ser o gestor principal daquelas empresas.
Dadas as reconhecidas qualidades profissionais de Pina Moura é de esperar que as referidas empresas venham a ter um futuro próspero.

 

Tubo de Ensaio

Este Centro de Ensaio de Artes, sediado na Rua 9 Julho, 19 –A 1º andar, nesta cidade, vai promover uma interessante iniciativa com que procurará que os jovens fiquem a saber o que se passava neste país antes do 25 de Abril.
Haverá tertúlias com os depoimentos de pessoas que viveram esse período da ditadura salazarista, haverá projecção de documentários, um concerto por bandas e no dia 24 próximo realizar-se-á a queima simbólica do fascismo e a inauguração de uma exposição na sede do Tubo de Ensaio.
Esta iniciativa é uma forma de fazer junto da juventude, que não conheceu os horrores do regime ditatorial, a pedagogia necessária sobre o que representou a Revolução do 25 de Abril.

 

Dr. Ledesma Criado homenageado na Figueira

Junto à esplanada Silva Guimarães, procedeu-se à inauguração da Praceta com o nome do Dr. José Ledesma Criado.
Foi advogado em Salamanca e poeta laureado com prémios literários importantes.
Ledesma Criado era um grande admirador e amigo da nossa cidade, aqui passando com a família não só as épocas de Verão, mas outros períodos do ano.
Tinha aqui imensas relações pessoais, sendo um assíduo frequentador de eventos culturais, gastronómicos e folclóricos, além de que quer em Salamanca quer noutras regiões espanholas falava sempre da Figueira como a sua segunda terra.
Foi de toda a justiça que o seu nome ficasse perpetuado na toponímia figueirense.
Sempre o tive como grande amigo, com quem passei muitas horas a conversar sobre problemas da Figueira e lembro que sempre nos encontrámos no “ Festival Folclórico de Maiorca” que ele tanto apreciava.

 

O 25 de Abril na Escola de Vila Verde

No dia 24, pelas 11 horas naquela escola, estarão Teresa Coimbra, Maria Virgínia Pinto e eu próprio para falarem sobre o 25 de Abril, como surgiu e quais as suas consequências benéficas.
É este um meio válido para fazer uma tão necessária pedagogia junto dos jovens sobre um evento histórico que modificou por completo a vida dos portugueses.

 

Jantar de socialistas comemorativo do 25 de Abril

Foi, ontem, que a família socialista deste concelho se reuniu para comemorar a libertadora Revolução do 25 de Abril de 1974.
Umas centenas de pessoas que encheram por completo todas as salas do restaurante Teimoso e nesse convívio participaram os eurodeputados Edite Estrela, Fausto Correia, os deputados Vítor Baptista, João Portugal, Horácio Antunes, Rui Vieira, bem como Henrique Fernandes, actual Governador-Civil de Coimbra.
Além António João Paredes, presidente da Comissão Política Local, estiveram na mesa de honra Teresa Coimbra, eu próprio, Carlos Beja, António Campos, Mário Paiva (JS), Fausto Correia, Vítor Baptista, Edite Estrela e António Campos.
Presentes estiveram muitos militantes das freguesias e a sessão foi vivida com muito entusiasmo e alegria.
Oradores: Mário Paiva, António Paredes, Carlos Beja, Vítor Baptista, Teresa Coimbra, António Campos e Edite Estrela.
Também eu falei para festejar o 25 de Abril, para recordar como ele sucedeu e o muito e valoroso trabalho dos resistentes civis que, com os maiores sacrifícios lutaram contra a ditadura de Salazar e ainda para apelar a que o PS não se desvie das suas matrizes essenciais, que são a solidariedade social, o humanismo, a justiça e fraternidade, a igualdade de oportunidades, não pactuando com um neo-liberalismo que vai avançando no mundo, pondo, sim, o social acima do economicismo assumindo-se o PS cada vez mais como partido da esquerda democrática.
Foram oferecidos a Teresa Coimbra, a mim, a António Campos e a Edite Estrela belos quadros do consagrado pintor Mário Silva.
O convívio terminou com todos os participantes a cantar Grândola Vila Morena e outras canções relacionadas com o 25 de Abril, além de se vitoriar com entusiasmo a Revolução dos Quadros.

quarta-feira, abril 18, 2007

 

Quem tem medo de um Provedor Municipal?

Já falei nisto, mas cá vai outra vez...
Sabe-se que é completamente diferente um munícipe fazer uma qualquer queixa a um funcionário da Câmara ou a uma terceira pessoa que não pertence ao Executivo, mas a quem competirá analisar as queixas ou reclamações e fazer, se for caso disso as suas necessárias recomendações a quem de direito.
Um Provedor Municipal seria mais um meio de defesa do munícipe, podendo servir de mediador na resolução mais breve de qualquer assunto.
Só que esse Provedor terá que ser bem escolhido, com reconhecidas qualidades de independência, de seriedade, de competência e experiência, além de bem aceite na comunidade.
Aliás, sobretudo nos países nórdicos, a existência de um Provedor é quase comum.

 

Julgados de Paz

Parece que vai haver em breve mais candidaturas para a instalação de Julgados de Paz.
Não será altura de a nossa Câmara procurara indagar se tal é verdade e, em caso afirmativo, candidatar-se.
Já aqui falámos muito sobre as vantagens desses julgados: a resolução mais célere das questões, através da mediação, os muito mais baixos custos judiciais, e também o “ alívio” dos tribunais judiciais de certos processos.
Coimbra, Montemor e Cantanhede já têm esses julgados que têm satisfeito a população.
Por que não a Figueira?
O que é preciso é que a Câmara se disponha a diligenciar nesse sentido prestando mais um bom serviço à comunidade figueirense.

 

Ramos Horta em 2º lugar nas eleições timorenses

Na primeira volta, afinal Ramos Horta foi vencido por Francisco Guterres, o qual alcançou uma expressiva votação, aliás não prevista.
Agora, vai realizar-se a 2ª volta.
Ramos Horta conseguirá ultrapassar os resultados da 1ª volta?!
Tudo pode acontecer, até porque a Fretelin, apoiante de Guterres apresenta grande força.
Porém, para Timor pensamos que será bom que a Presidência da República daquele país venha a ser ocupada por Ramos Horta, figura de prestígio nos meios internacionais, Prémio Nobel da Paz e com cultura e experiência políticas.

 

A fiscalização do comércio de produtos contrafeitos

Tem sido de grande dimensão a fiscalização, de norte a sul do país dos produtos contrafeitos, vendidos sobretudo nas feiras.
Acção louvável, sem dúvida.
Mas conforme um feirante disse se esses artigos aparecem à venda é porque alguém os faz (e quase sempre em larga escala) ou seja, há, decerto, fábricas talvez aparentemente inactivas que os estão a produzir.
E essas fábricas estão a ser fiscalizadas?
É que não há como ir à origem!

 

Greve geral em 30 de Maio

A CGTP anunciou ontem a convocação de uma greve geral para 30 de Maio próximo.
A sua finalidade é, mais uma vez, protestar contra a política económica e social do governo.
E o que se passar no primeiro de Maio será um “ ensaio” para aquela greve geral.
Vão sendo, na verdade, muitas as manifestações de protesto e as greves!

 

Dia Internacional dos Museus e Sítios

A Unesco designou o dia de hoje para em todo o mundo, se celebrar o Dia Internacional dos Museus e Sítios.
Aquela Organização sabe que os monumentos são a memória dos povos e de eventos importantes da História.
Por isso, haja, pelo menos, um dia por ano em que os monumentos e sítios sejam lembrados, visitados e defendidos de circunstâncias que só podem vir a destruí-los.
Na Figueira, felizmente, o nosso Museu, de inegável valor, tem tido a sorte de ser bem gerido. Tem sido várias e valiosas as exposições, muitas delas trazendo até nós elementos museológicos de outras localidades.
As instalações são excelentes, graças à Fundação Gulbenkian e à Câmara de então, presidida pelo Engenheiro José Coelho Jordão, e tem havido o cuidado de realizar ali variadas acções culturais para crianças e jovens.
É, pois, um Museu aberto à sociedade figueirense, o que merece louvor.

terça-feira, abril 17, 2007

 

Mais um voto de qualidade do Presidente da Câmara

O Relatório e Contas de 2006 foram ontem apresentados na sessão camarária, vindo tais documentos a serem aprovados com o voto de qualidade do Engenheiro Duarte Silva.
Mais um voto dessa natureza, que traz responsabilidades a quem o deu!
É que Pereira Coelho saiu da sala antes da votação e os Vereadores do PS votaram contra, estes depois de terem feito graves críticas à gestão camarária.
Na verdade, os socialistas apuraram que só 47% do Orçamento previsto não foi executado e a dívida aumentou de 2001 para 2006 de 9 para 26 milhões de euros!...
” O que nos tem aguentado são os impostos directos ( IMI ) e ( IMT), que excederam o previsto” disse o Dr. António Tavares que considerou muito preocupante a situação da Câmara.
Mais agressivo foi Paz Cardoso que considerou o documento em apreciação como “ o testamento de um moribundo, sem projectos, sem estratégia e que vai no caminho do abismo”.
Enfim, a Câmara da Figueira vai estando cada vez mais difícil de governar...

 

Medalha de ouro para Prof. Doutor Rui Alarcão

A Câmara de Coimbra atribuiu àquele Professor, eminente docente da Faculdade de Direito e Reitor da Universidade de Coimbra, durante vários anos, a Medalha de Ouro da cidade.
Foi um acto de inteira justiça, pois Rui Alarcão é uma notável figura na comunidade conimbricense e que a nível nacional e internacional é altamente considerado pela sua competência profissional e pela forma exemplar como se tem comportado politicamente.
Foi um reitor muito estimado pela academia de Coimbra, que sempre o respeitou e admirou as suas qualidades de bom senso, inteligência e grande poder de conciliação.
Para este meu ilustre amigo, de há muitos anos, vai o meu grande e afectuoso abraço, felicitando-o pela distinção recebida da Câmara de Coimbra.

 

As universidades privadas

Ontem, falou-se muito, no programa “ Prós e Contras” das universidades privadas.
E, claro, nenhum dos intervenientes esteve contra a existência desse ensino superior.
Mas, dizemos nós o que é preciso é que os grupos ou sociedades que criam tais universidades privadas o façam com o intuito louvável de ministrar um ensino valioso e não apenas com a mira de lucro.
E, para isso, além de boas e adequadas instalações para os cursos que proporcionam, é necessário saber escolher o corpo docente, chamando os que tiverem melhores condições académicas e, se possível, já com provas dadas.
O que não pode, não deve suceder é “ arrebanhar” para aquelas universidades para leccionar quem não tem aqueles requisitos, servindo apenas para fazer número, quantas vezes até escolhidos entre antigos alunos que nem sequer se evidenciaram no seu curso como sendo os melhores.
O recrutamento dos professores nas referidas universidades tem que ser muito rigoroso, para que nelas suba cada vez mais o nível do ensino.
Só que tal não tem acontecido, infelizmente, nalguns daqueles estabelecimentos universitários, contentando-se em se preencher os quadros de professores com quem não oferece as melhores condições para isso.
Acresce que a proliferação repentina das universidades privadas se verificou, quase de um momento para o outro, parecendo que foi descoberto um bom negócio!
Portanto, há, sim, que exercer uma melhor fiscalização, sobretudo quanto ao nível pedagógico, para que não se possa continuar a fazer discriminação entre o ensino superior público e privado.

domingo, abril 15, 2007

 

Não é anedota!

Contaram-me ontem.
Numa reunião, alguém defendeu com toda a veemência a moralidade com que se devia sempre agir.
Quase todos os participantes ouviram em silêncio e disseram que sim com a cabeça...
Mas, houve um, por sinal de elevada categoria, que pediu a palavra e com grande convicção perguntou:
- Isso de moralidade vem de muro, não é?
Gargalhada geral...

 

Presos sem culpa formada

Na prisão de Guantámano estão, há já muito, reclusos sem culpa formada, isto é, sem haver acusação contra eles, mas apenas meras suspeitas de actos de terrorismo ou crimes graves.
E apesar de alguns desses prisioneiros já terem requerido que sejam julgados por um tribunal norte-americano, o certo é que até agora não foram atendidos.
Ora, a verdade é que quem está preso tem o direito de saber os motivos da prisão e de vir a sujeitar-se a um julgamento.
A própria maneira como, pela televisão, aparecem tais presos, com correntes nos pés e mãos, mais parece que estamos em presença de escravos!
Que democracia é essa que, como a americana não quer esses prisioneiros nas suas cadeias, que não instaura os respectivos processos, que não formula a devida acusação, nem lhes dá o direito a serem julgados?!
Em pleno século XXI é inconcebível e altamente censurável esse tratamento.

 

Prémio Rosa Lobato de Faria

O Jornal “ Figueirense” instituiu o Prémio Literário de 2500 euros para trabalhos em prosa de ficção, teatro, ensaio e poesia, a que podem concorrer estudantes do 10º, 11º e 12º anos.
E atribuiu também a tal prémio o nome de Rosa Lobato faria já consagrada romancista, poetisa, contista, actriz de televisão e cinema, tendo sido contemplada com vários prémios nacionais importantes pela sua vasta e valiosa obra literária.
Rosa Lobato Faria viveu, enquanto era muito jovem ainda, na nossa cidade, durante alguns anos, pois seu pai era capitão do porto da Figueira, residindo com a família no Castelo Engenheiro Silva, ainda habitável.
Pela variada e pelo valor da sua produção literária e artística, é de justiça a iniciativa de “ O Figueirense”.

 

A Iberdrola na Figueira

Esta muito importante empresa espanhola fez os contratos para a compra dos terrenos onde será instalada a sua futura central de ciclo combinado a gás.
Conta-se que até final de 2009 essa central comece a funcionar e ocupará uma grande área de terreno em Lavos.
Serão cerca de 800 empregados utilizados na fase da construção e cerca d e100 empregos directos e indirectos quando já em funcionamento.
É esta uma boa notícia para a Figueira que bem precisa de progredir industrialmente.
Que seja bem-vindo este investimento espanhol, de 450 milhões de euros, para o qual contribuíram as diligências do Engenheiro Pina Moura, que é o Presidente do Conselho da Administração da Iberdrola Portugal, Sa.

 

O centenário dos Caras Direitas

No próximo dia 1 de Maio, completa 100 anos de existência, mais uma prestigiosa Colectividade de Buarcos.
A sua acção, ao longo já de tantos anos tem sido valiosa sobretudo no campo cultural.
Foi muito regular e frequente a actividade teatral, nela se distinguindo muitos actores-amadores e representando muitas e boas peças.
Também o grupo Caras Direitas se dedicou ao desporto, em várias modalidades.
Ao comemorar o seu centenário a Colectividade vai, numa iniciativa original, colocar junto à praia, desde Buarcos à Figueira o maior número de pequenas cantarinhas enfeitadas.
Saudando com admiração o grupo Caras Direitas, desejamos-lhe um próspero futuro, capaz de dignificar cada vez mais o nosso concelho.

 

Cerca de 400 neonazis em Lisboa

Está prevista para o dia 21 uma concentração em Lisboa de vários grupos de partidos da extrema-direita.
Vêm de países diversos e farão festa, com bandas e um concerto, além, evidentemente, de discursos!
E entre os que se reunem, destacam-se naturalmente os portugueses, pertencentes à organização da elite Skinhead, que, pelo que consta está a engrossar cada vez mais.
Tratam-se por “ irmãos” mas é muito rígido o seu código de honra.
Quem nos diria, há uns tempos atrás, que ainda veríamos no nosso país pessoas com as ideias, em que é posta em causa a democracia?!

 

Maus-tratos em idosos

O jornal “ Sol” dedicou algumas páginas aos maus-tratos que alguns idosos sofrem nos lares onde estão.
E denunciam-se alguns desses maus-tratos, que não podem deixar de impressionar os que, bem formados, sempre respeitam os que têm mais idade e os que se encontram nos fins das vidas, muitas bem difíceis de suportar!
Presentemente temos tido conhecimento de maus-tratos em crianças e mulheres e também isso merece a nossa mais veemente censura.
Mas tratar mal quem tem de recolher-se a um lar por não ter ninguém de família, por não poder já trabalhar, por ser já um incapaz de se bastar a si próprio – isso é, na verdade, monstruoso.
Quando estão numa fase da sua existência precisando de compreensão, tolerância e carinho, quando merecem admiração pelo que fizeram durante a sua vida activa, é revoltante saber-se que há idosos que ainda sofrem, na última fase da vida, um tratamento indevido e extremamente maldoso.
Há quem diga que a velhice é um posto e como tal deve ser respeitada.

 

Uma manifestação

Está anunciada para 6 de Maio uma manifestação contra as políticas do governo, promovida pelo PSD local.
Ora, se essa manifestação é uma reacção (embora já tardia) do encerramento da maternidade, de 8 escolas e a intenção de fechar mais 16 no próximo ano, o fecho do Centro Médico de Lavos e de outros de que se fala já, a proposta de acabar com postos da GNR ( como os de Quiaios e de Maiorca) a retirada da Figueira dos Serviços Agrícolas e Florestais, etc – então salvo o devido respeito a organização de tal manifestação, porque está em causa um esvaziamento de Serviços da nossa cidade, devia, sim, partir não de um partido mas de quem representa a comunidade figueirense.
É que, tal como está pensada e vai ser organizada, essa manifestação assume um carácter político que, decerto, afastará quem, embora concordando com algumas das finalidades dessa manifestação, se sentem naturalmente inibidos de participar nela!
É que uma coisa é reagir colectivamente contra o que se considera prejudicial para a Figueira, outra, bem diferente, é aderir a uma manifestação de cariz partidário.
E, se como aconteceu já, a manifestação é promovida pelo PSD local, então necessariamente ficará reduzida a participação.

 

Mais uns Serviços que saem da Figueira?

Segundo se diz os Serviços Agrícolas e Florestais vão sair da Figueira.
Quer dizer que, pouco a pouco, vai ficando esvaziada de tudo o que interessa e pode servir a população.
Além das empresas privadas, parece que ao Estado importa “ castigar” certas localidades, ou não as deixando progredir ou retirando delas o que, há muito, nelas estão.
Quem cobro nisto?!

 

Erros...

Há quem pensa que é a insultar que melhor se resolvem os problemas.
Há quem pensa que, em política, é a ralhar, a atacar, usando palavras sujas que mais se intimida o adversário, levando-o a calar-se ou a fazer o que se quer.
Há quem pensa que é com ameaças de toda a ordem, com comportamentos de exaltação que se faz vergar mais facilmente quem se lhe opõe.
E há quem, para além disso, julgue que o respeito pelos princípios democráticos é para os outros e que não é com conversações, negociações que os assuntos melhor se resolvem.
A tolerância para esses é sinal de fraqueza e, por isso, a sua vaidade os impede de a usar.
Tudo isso são erros que, mais cedo ou mais tarde, se pagam por quem utiliza tais condutas.
Lembro-me ainda das discussões havidas no começo da Assembleia Constituinte, em que valiam os insultos, até pessoais, as más palavras, as atitudes intransigentes e demagógicas – tudo, então, em honra da ideologia que cada partido defendia e, diga-se, nesse tempo o combate era, na verdade, fortemente ideológico!
E as sessões em plenário eram esgotantes e quase sempre inconclusivas...
Até que, o saudoso Professor Henrique de Barros, ilustre Presidente dessa Assembleia, chamou os líderes dos partidos e conseguiu, pelo menos, que os deputados se moderassem na sua linguagem, não proferindo asneiras, sob pena de não fazerem parte as suas intervenções dos registos das sessões.
E tal foi aceite. E os trabalhos parlamentares, embora ainda com embates sérios, começaram a decorrer melhor.
Foi o respeito uns pelos outros que, pouco a pouco, veio ao de cima, sendo muito mais produtivo o trabalho político naquela Casa.

 

Os fogos de Verão

Segundo o governo já anunciou vão aumentar, este ano, substancialmente os meios para combater os fogos florestais.
O pessoal utilizado nesse combate terá mais 20% do que nos anos anteriores e serão 50 as aeronaves aproveitadas nessa luta.
Parece-nos “ fartura” a mais, mas oxalá que assim seja, para maior tranquilidade das populações e para defesa de um elemento importante na economia nacional.

 

As eleições timorenses complicaram-se

Todos os candidatos estão a queixar-se da forma pouco clara e isenta como decorreu o acto eleitoral.
E haverá segunda volta, ou melhor, uma recontagem dos votos, dado que em muitas mesas eleitorais houve erros ou fraudes.
Ramos Horta, Primeiro-Ministro e Prémio Nobel da Paz chegou já a dizer que as eleições deviam ter sido fiscalizadas pelas Nações Unidas, pois a democracia timorense está ainda longe de assemelhar a uma democracia consolidada.
E queixou-se também da Fretelin que não se comportou bem, criando ambientes de ameaças e pressões.
A própria Comissão Nacional de Eleições requereu já ao tribunal a referida recontagem de votos.

 

A doença de Parkinson já é operável em Portugal

No Hospital de S. João, no Porto, procedeu-se, pela primeira vez a uma intervenção cirúrgica num doente com Parkinson, doença que afecta, pelo menos, dois mil portugueses.
E quer naquele hospital como nos de santo António, também no Porto, e de Coimbra, os resultados dessas intervenções têm tido grande êxito.
Só que isso custa o mínimo de 25 mil euros, quantia que muitos doentes não têm.
E mesmo os que não querem ou não podem operar-se, a medicamentação, mesmo com a comparticipação é muito dispendiosa.
O governo devia apoiar o que se está a fazer quanto a essa terrível doença, que não é já apenas uma doença dos idosos pois ataca também os novos.

quinta-feira, abril 12, 2007

 

A entrevista com o Primeiro-Ministro

Os factos que apresentou, documentados, devem ter respondido à campanha de insinuações que foi orquestrada contra José Sócrates.
Mas, francamente, esta entrevista não nos trouxe nada de novo, pois esperávamos que a sua defesa fosse feita como foi e, sobretudo, com entrevistadores que, ontem, não estiveram felizes.
Houve muitas perguntas que ficaram por fazer e com cujas respostas Sócrates talvez esclarecesse melhor a sua posição (por exemplo: porque houve emendas nos documentos da Assembleia da República, porque houve notas lançadas pela Independente a um domingo).
Que ele não era engenheiro, porque nem se inscreveu na ordem já se sabia; mas que é licenciado em engenharia, também já se sabia.
É evidente que houve critérios subjectivos na apreciação das cadeiras que veio a fazer na Independente e também é verdade que ele próprio não negou nem podia.
Fazer quatro ou cinco cadeiras com o mesmo professor é estranho, mas pode admitir-se, assim como um reitor fazer o exame de inglês técnico também!!
Porém, o que Sócrates disse, com tanta firmeza e convicção deve chegar para pôr ponto final às insinuações que se têm feito em relação à sua carreira académica. Ou não chegará?!
Se houve favorecimento por parte da referida universidade é outrem que tem que o provar e não o Primeiro-Ministro.
Quanto a nós, pouca ou nenhuma importância ligámos à campanha surgida contra Sócrates: tanto nos faz ter um Chefe do Governo com curso superior ou não, o que importa é que seja bem preparado para exercer o cargo.
Também, quanto aos assuntos da política interna que lhe foram postos, nada de novo nos foi dito.
Ficámos a saber que os portugueses têm que continuar a fazer sacrifícios para ser possível um futuro melhor, mais consistente.
Só que, até agora, os sacrifícios vão recaindo sobre os que dispõem de menos meios económicos.
E também é certo que Sócrates referiu que os serviços de urgência que encerraram vão ser substituídos por outros novos (de que nunca o próprio Ministro falou) pois é intenção do governo valorizar o Serviço Nacional de Saúde.
Mas, qual Serviço, ainda existe?!
Mesmo quanto à parte económica viu-se um Sócrates muito optimista e oxalá isso venha a confirmar-se...

 

O Ministro da Agricultura debaixo de fogo

No Centro de Congressos de Portalegre, quando ontem aquele Ministro, Jaime Silva se dispunha a discursar sobre O Plano Nacional de Desenvolvimento Rural, os assistentes, com apupos e insultos, abandonaram a sala.
E alegaram que aquele governante vinha ali anunciar um Plano que é muito mau e que a sua política só tem prejudicado os agricultores.
Mesmo fora da sala, os protestos mantiveram-se a ponto de o Ministro voltar as costas e “ desaparecer” pela porta do fundo!
Um dos assuntos que motivaram a exaltação dos agricultores foi a anunciada e já decidida resolução de serem incluídos no quadro de excedentários três mil funcionários.

 

O adeus de Odete Santos ao Parlamento

Foi hoje que a Drª Odete Santos, deputada do PCP há 26 anos, deixou o Parlamento.
E fez um discurso muito bem elaborado, lido com grande emoção, sendo escutado por todos os outros deputados que apesar das suas diferenças políticas sempre reconheceram àquela parlamentar coerência, firmeza de princípios, intenso desejo de lutar sobretudo pelos direitos da mulher e dos trabalhadores.
Odete Santos marcou, de forma brilhante, a sua presença e prestação na Assembleia da República.
Como ela disse, deixará de ser deputada, mas nunca abandonará as oportunidades na sua luta política de sempre pelas causas que considere justas.
Por isso, ela terminou o discurso dirigindo-se aos seus companheiros de bancada comunista, dizendo: até amanhã camaradas!

 

O Presidente da República promulgou a lei do aborto

Mas também é verdade que enviou ao Parlamento várias recomendações, dizendo respeito à maneira da consulta de aconselhamento, indagando claramente os motivos porque se quer fazer o aborto e as consequências principalmente psicológicas que daí podem resultar. Também o Presidente, na mensagem que mandou ao Parlamento diz entender que os objectores de consciência não devem ser excluídos daquelas consultas.
Claro que já houve reacções de alguns partidos, não concordando com a atitude do Presidente, que consideram intromissão nas funções parlamentares.

quarta-feira, abril 11, 2007

 

A corrupção e os maus costumes não são de agora

Ouve-se criticar muitos casos de corrupção, de desonestidade, da falta de respeito pelas pessoas e bens dos outros.
Mas não haja ilusões! Desde sempre houve tais atitudes, só que, no regime anterior, eles não vinham ao conhecimento público.
A censura não deixava que isso acontecesse para preservar o “ bom-nome” e a “ moralidade” do regime.
Tudo isso ficava no “ segredo dos deuses” e colmatavam-se essas más condutas, não havendo sequer processos de inquérito!
Muitos responsáveis políticos de então passavam pelos lugares como cidadãos impolutos, quando não o eram.
Recordemos o episódio conhecido por “ Ballet Rose”, em que estiveram envolvidos Ministros e altos funcionários do Estado, sendo tudo, afinal, “ abafado”!
Lembremos, também, alguns Ministros que saíram do governo por má figura mas eram logo nomeados administradores de grandes empresas ganhando elevados ordenados.
A corrupção, o favorecimento pessoal, os privilégios concedidos a alguns eram frequentes, embora ficassem escondidos.
Com a democracia, o que se faz de mal vem, quase sempre ao de cima, dando a oportunidade de se lhe dirigir a censura ou a sanção que se impõe.
O que será então melhor: um regime que encobre as trafulhices ou um outro que permite denunciá-las e castigá-las?
Em democracia, bom seria que nunca houvesse “ aldrabices e desonestidades” .
Mas a democracia é servida por homens e nem todos têm, como deviam, um comportamento exemplar, que os imponham como homens de bem e como alguém que quer com a sua conduta prestigiar e honrar o regime que defendem.

 

Concerto da Páscoa na Igreja Matriz

O grupo coral David de Sousa vai realizar no próximo dia 13, pelas 21h30m, na Igreja Matriz um concerto da Páscoa.
Dada a inegável valia desse grupo, que tanto tem prestigiado a Figueira é natural que sejam muitos os assistentes.
Desejamos a esse grupo mais um pleno êxito.

 

Quem ganhará as eleições presidenciais de Timor

Ramos Horta é, sem dúvida, o mais preparado para ser o novo presidente de Timor.
Além de um intelectual de nível elevado, é um político experimentado, tendo relações internacionais que podem ser muito úteis ao progresso do seu país.
É realmente alguém com a capacidade necessária para não deixar que potências estrangeiras queiram entrar em Timor para explorar o seu petróleo, riqueza que pertence apenas aos timorenses e com a qual poderão desenvolver a sua terra e dar aos seus habitantes uma melhor qualidade de vida.
Ao mesmo tempo que Ramos Horta poderá, com tempo, levar e fazer respeitar Timor às Instância Internacionais.
Mas, é claro, as eleições, algumas vezes, não são ganhas pelos melhores, mas por aqueles que têm atrás de si uma verdadeira onda popular, pouco importando as qualidades intelectuais e políticas dos rivais.
Há, pois, que aguardar o resultado das eleições do dia 9, pois pode suceder que haja necessidade de uma segunda volta.

 

A Câmara de Coimbra comprou a casa onde viveu Miguel Torga

E fê-lo para ali instalar uma Casa-Museu que fique a homenagear e perpetuar essa grande figura da literatura portuguesa.
Um bom exemplo a seguir pela Câmara da Figueira relativamente à casa onde viveu e produziu algumas das suas valiosas obras o notável figueirense Prof. Doutor Joaquim de Carvalho.
Tal casa está à venda e em estado muito degradado.
E talvez por isso e também se a essa casa fosse dado a finalidade de uma Casa-Museu, talvez os familiares daquele filósofo não exigissem muito pelo prédio.

 

Manifestação contra os USA

Muitos milhares de iraquianos participaram numa grandiosa manifestação para que as tropas americanas deixem o território do seu país.
Mais um golpe sério na administração do sr. Bush, o qual está também com uma oposição forte nos USA!
E já lá vão quatro anos desde a invasão injusta e irregular, com base numa informação errada dos serviços secretos americanos!

 

A Independente

Conforme prometera, Mariano Gago fez ontem uma análise pública da situação da universidade independente.
E, perante as conclusões que leu, dos relatórios das auditorias mais recentes, decidiu encerrar tal universidade, com base em manifesta degradação pedagógica e calamitosa situação quanto ao funcionamento.
O Despacho que o Ministro proferiu pode ser impugnado dentro de dez dias, contrariando os argumentos daqueles relatórios.
João de Deus Pinheiro mandou fechar a universidade livre.
Será que o mesmo vai acontecer à Independente?!
Os alunos desta andam já a requerer na secretaria a documentação necessária para poderem ingressar noutras universidades.
E sem alunos, como se aguentará a Independente?

 

O teatro tem que voltar à RTP

Quer o Provedor na estação pública de televisão quer outros responsáveis manifestaram o desejo e o propósito de que àquela estação volte o Teatro, pólo essencial da Culturas.
Ou através da gravação das peças nos próprios palcos onde são representadas ou através de uma adequada adaptação nos estúdios.
Como foi dito, as telenovelas não substituem o Teatro e, muito embora aquelas possam ter mais audiência, a estação pública de televisão não se deve impor pelas audiências, sendo as suas funções mais sérias, levando o Teatro, que é Cultura, ao povo.
Estamos inteiramente de acordo e oxalá não demore muito que da programação da RTP passe a constar mensalmente uma ou duas peças de Teatro pelo menos.

segunda-feira, abril 09, 2007

 

O PS tem que aproveitar

A direita está em crise.
No PSD há muitas quezílias, facções, desentendimentos e, agora, com a volta de Santana Lopes a querer intervir pior será, dada a sua tendência para desestabilizar.
O CDS/PP, como alguém já disse está a esfrangalhar-se cada vez mais...
Ninguém nesses partido, já desconjuntado e a não merecer crédito, conseguirá “ bater um pé” a um Paulo Portas, sempre irrequieto, que não sabe bem o que quer a não ser fazer barulho e fomentar o jogo da intriga. Interessa-lhe é ser protagonista...
É, pois, altura de o PS adoptar mais do que nunca uma acção sensata, inteligente, dinâmica, sempre com a mais cuidadosa preparação, evitando a todo o custo “ pôr o pé na poça”!
O governo precisa dos melhores, daqueles que saibam cumprir planos bem organizados e não trabalhem “ à balda”.
E precisa de aproveitar a ocasião para se afirmar como partido da esquerda democrática, não se desviando das suas matrizes essenciais, principalmente nos sectores da Educação, da Justiça e da Saúde, onde muita coisa há a corrigir.
Não chega fazer reformas parciais, embora se saiba que, por vezes, não se pode ir mais além dessas.
Há, sim, que ser engenhosos, inventivos, na procura das melhores soluções e, para isso, há que encontrar os melhores técnicos mas também os melhores políticos.
O PS está condenado, pelos vistos, a governar em más épocas, a ter que suportar as más gestões de outros governos anteriores.
Mas saberá, mais uma vez, “ aguentar-se” e pôr ordem no que precisa de ser resolvido da melhor maneira, de acordo essencialmente com o seu programa e com o que prometeu aos seus eleitores.

 

O Castelo Engenheiro Silva

Decerto, mais um Verão esses edifício permanecerá num estado de grande degradação!
É que não se viu até agora o começo de quaisquer obras e, francamente, é uma vergonha que naquela área da cidade ali esteja um prédio, aliás característico, naquelas péssimas e perigosas condições.
E outros prédios que por aí há que, embora tenham já placas a anunciar obras, nunca mais as começam!
Sei que tenho falado muitas vezes nestes casos, mas, por vezes, a insistência dá resultado.

 

Portucel com grandes benefícios fiscais

O governo decidiu isentar a Portucel do pagamento de impostos no valor de avolutados milhares de euros.
A razão resultou do facto daquela empresa de celulose ter feito instalar numa sua fábrica de Setúbal uma nova máquina (considerada como a melhor do mundo), para o custo da qual contribuíram fundos comunitários.
Estará bem que assim se faça como incentivo para o progresso industrial.
Mas também é certo que, sobretudo quanto a empresas multinacionais, se acautele o futuro, exigindo contrapartidas para os benefícios que vierem a ser concedidos.
É que algumas dessas empresas usam e abusam da sua deslocação, quando já têm embolsado com lucros o capital que investiram.
Isso é que não está certo e devia ser fortemente sancionado.

 

Nova época de emigração

Infelizmente, a falta de trabalho no nosso país tem determinado a emigração de nossos compatriotas e, quantas vezes, sujeitando-se a condições precaríssimas.
É pena que assim esteja a ser.
Apesar de o fenómeno da emigração não ser apenas por parte dos portugueses, antes está a ser generalizado em muitos países onde também não há abundância de trabalho e em que este é mal remunerado.
A emigração tem consequências sociais importantes, levando, sobretudo, à desagregação da família, além de reflexos psicológicos graves quer nos que deixam o seu país quer dos que aqui ficam e a quem amam, sendo privados da sua convivência diária.
É realmente pena que cada um não possa ganhar no seu país o suficiente para nele viver em conjunto com o seu agregado familiar.

sexta-feira, abril 06, 2007

 

O Gato Fedorento e a xenofobia

O grupo humorístico “ Gatos Fedorento” que se em afirmado programa a programa, como um grupo que merece respeito e admiração pelo que tem sabido introduzir, principalmente, uma diferença para melhor no humorismo português, marcou, agora, mais pontos positivos ao tomar abertamente posição pública contra a xenofobia.
Ao cartaz de um Partido no qual se dizia não a mais imigrantes, responderam logo com um outro em que reclamam mais imigração e em que dão as boas vindas aos que vêm para o nosso país trabalhar.
Foi um acto de coragem destes jovens humoristas.

 

Os deputados baixinhos

Nas obras que vão ser feitas na Assembleia da República, irá ser instalado um bom ar condicionado, o que se justifica.
Mas pretendem aproveitar essas obras, as quais exigem que se mexa no soalho, para também instalar na tribuna onde costumam falar os parlamentares um sistema elevatório que faça com que os deputados mais baixos fiquem com mais 50 centímetros!
É claro que Marques Mendes é um dos que vão beneficiar, parecendo com tal sistema um homenzinho!
Se o problema fosse o da altura, estaria bem.
Mas é que não é. É, sim, da forma como ele quer fazer política e oposição ao governo.

 

A ânsia do gozo

Hoje, até se fazem empréstimos bancários para ir gozar férias!
Depois, para pagá-los, é que é o diabo...
Não há geralmente bom senso, modéstia no viver, preocupação quanto ao futuro nem propósito de poupança.
O que é preciso é viver o melhor possível o dia a dia, gozar, sair do quotidiano.
E quantas vezes sem sequer necessidade de descansar, porque pouco fazem habitualmente...
As férias para esses têm que ser no estrangeiro, porque dá mais importância (pensam eles!) dizer que se esteve aqui ou ali, fora do país!
Só que, por vezes, a vida dá uma volta para pior e, então, choram o que gastaram mal gasto.
E quando apenas são eles a sofrer as consequências da sua desorientação e má gestão, ainda vá lá.
Mas às vezes são os filhos que ficam impedidos de ir mais além nos estudos, tirar o curso de que tanto gostavam!
Gasta-se, na verdade, sem conta e até apenas só por vaidade.
Quando se devia, sim, ter melhor bom senso e pensar mais nos outros, sobretudo sem nunca esquecer que muitos não podem ter férias pois nem dinheiro têm para dar de comer às suas famílias ou satisfazer as suas necessidades básicas!

 

As eleições presidenciais em Timor

Depois de vários e graves incidentes nos dias anteriores, ontem os candidatos presidenciais fizeram os seus últimos comícios, sem quaisquer actos desagradáveis.
No comício de ramos Horta esteve presente e discursou Xanana Gusmão, mas pelas notícias que chegaram até nós, no comício dos outros candidato Francisco Guterres Ulu Olo a assistência foi muito maior (cerca de 30 mil participantes).
Que quererá isto dizer?
As sondagens dão ainda vantagem a ramos Horta.
No próximo dia 9 veremos se se confirmam ou não.

 

Medicamentos fora das farmácias

Mesmo com receita médica, alguns fármacos passarão a poder ser comprados fora das farmácias e, em breve, algumas dessas substâncias activas deixarão de exigir receita médica perdendo, claro a comparticipação do Estado...
Mais: alguns (dez a doze) desses remédios continuarão a ser comparticipados nas farmácias quando com receita médica, mas perderão tal comparticipação quando vendidos noutro local.
Num assunto tão importante como este, em que pode haver um engano no medicamento vendido fora das farmácias, a quem pedir responsabilidades?!
Os que tiram o curso de farmácia têm necessariamente mais formação para exercer a sua profissão do que outrem, que sem curso nenhum aparece a vender medicamentos.
E com isto não se brinca...
Será uma facilidade que, em nosso entender, não se justifica porque está em causa a saúde.

 

A Páscoa

Quer no Natal quer na Páscoa, mesmo os que não são crentes sentem-se diferentes: mais afáveis, mais tolerantes, com mais amizade e compreensão pelos outros.
Digam o que disserem é assim mesmo!
São épocas que nos tocam o coração, que nos tornam mais disponíveis para ajudar quem precisa, são épocas que têm o condão de nos darmos mais à solidariedade, que, aliás, devia sempre existir.
Estamos na Páscoa, e quem tiver fé é altura de a reforçar, quem não a tiver é altura de pelo menos, agir com mais humanidade.
Com um ou outro espírito vivamos o melhor possível a Páscoa lembrando, sobretudo, os milhares que não têm trabalho, os excluídos socialmente, os que têm fome e não têm sequer agasalhos, os que sofrem nas camas dos hospitais, dormem nas ruas, todos aqueles, enfim, que talvez nem se recordem de que é Páscoa.

terça-feira, abril 03, 2007

 

Centro de Noite

É já no próximo dia 20 que se inaugurará o Centro de Noite da Misericórdia-Obra da Figueira.
Será mais uma útil valência desta prestimosa Instituição.

 

Coliseu Figueirense

O centenário Coliseu Figueirense, depois de quase 3 anos de obras, foi remodelado em vários sectores.
Exteriormente e interiormente, as obras, que custaram 250 mil euros, deram àquele espaço um outro aspecto que honra a nossa cidade.
Segundo Miguel Amaral, o dinâmico presidente do Coliseu, a Câmara comparticipou no custo das obras e os accionistas subscreveram um aumento de capital.
Para além de espectáculos tauromáquicos, ali se têm realizado espectáculos de outra natureza, mormente folclóricos e musicais, que mais agora poderão brilhar com a remodelação operada.
Falta, sim, a cobertura do Coliseu.
Se ela existisse, o que mais ali se poderia fazer!

 

28 Tribunais extintos?!

No novo mapa judicial, está prevista a extinção de 28 tribunais de 1ª Instância!
Nalguns casos, haverá a substituição desses tribunais pelas “ Casas da Justiça”, que, por enquanto, não se sabe o que serão.
Fala-se já que as funções dessas Casas serão idênticas às das lojas do cidadão.
Este Ministro parece estar apostado em acabar com a aproximação do povo dos tribunais, ou seja, da Justiça.
Em vez de se fazerem obras necessárias nos edifícios degradados, onde funcionam muitos tribunais, fazem-se desaparecer estes!
É tudo questão de dinheiro, não se tomam em consideração os interesses das pessoas...
Mas o dinheiro vai aparecendo para outras coisas de somenos importância, como para os assessores, os secretários, os conselheiros, etc, que enxameiam os gabinetes ministeriais!

 

A Figueira Grande-Turismo no Ministério Público

Os Vereadores do PS na Câmara da Figueira perante o que consta do relatório de uma auditoria à Empresa Municipal “Figueira Grande-Turismo” entenderam enviar tal relatório para o Ministério Público.
É que são muitas as irregularidades e mesmo ilegalidades ali apontadas, relativamente aos anos de 200 a 2005.
A auditoria foi feita por uma empresa contratada pela própria autarquia, auditoria que detectou várias anomalias no que diz respeito a processos de empreitadas, aquisição de bens e serviços e concessões.
Quanto aos Vereadores do PS essas anomalias serão de molde a violar normas legais.
A maior parte desses actos referem-se ao Executivo camarário presidido por Santana Lopes, como as obras no Abrigo da Montanha, Piscina de Mar e num bar-discoteca na margem sul do Mondego.
A maioria social-democrata não aprovou a proposta do PS, mas o relatório referido vai mesmo ser enviado ao Ministério Público para se averiguar se há ou não ilícitos criminais.

 

Queixas contra a TAP

Por avaria mecânica, um avião da TAP, com cerca de 250 passageiros, que fazia a escala Luanda-Lisboa, teve que regressar à capital angolana.
A aterragem correu bem, mas o que não foi bem foi o abandono a que a TAP votou os seus clientes, que estiveram muitas horas sem qualquer acompanhamento ou apoio, sem alojamentos e refeições.
Isso é que é muito censurável, sobretudo vindo de uma companhia aérea que tem sido considerada como modelar e que, este ano, teve lucros avultados.
Deve proceder-se a um inquérito cuidadosos e diligente para se averiguar o que se passou.
É que muitos passageiros fizeram à televisão que os entrevistou muitas e justificadas queixas.

 

A contradição em política

Não é raro que quando um político está no poder defenda certas posições e quando está na oposição defenda o contrário!
Infelizmente, é assim.
Marques Mendes diz agora que a Ota é uma péssima solução para o novo aeroporto, é um desastre, é mais um “ elefante branco” neste país tão carente de recursos.
Decisão “ atabalhoada”, “ falta de bom senso”, “ asneira grossa”, “ erro enorme”, “ teimosia tola”, etc, é esta a posição de hoje de Marques Mendes e do PSD.
E até se dá a entender que haverá, por detrás do projecto da Ota, quaisquer interesses, não se sabendo quais...
Mas o certo é que os governos anteriores, o de Durão Barroso e o efémero de Santana Lopes sempre aceitaram a solução Ota, deixando avançar todos os vários estudos a respeito dessa questão.
E pagaram muitos milhares d euros nesses estudos e pareceres!
É, pois, muito estranho que agora esse passado se esqueça num ápice e se ataque ferozmente o projecto Ota, como se ele constituísse um crime de lesa-Pátria!
Claro que, presentemente, vão aparecendo alguns técnicos a opinarem no sentido que interessa ao PSD...
É, realmente, esquisito que se queira abandonar a ideia de se fazer o aeroporto na Ota, para se dar a preferência a áreas que ficam na península de Setúbal!
Ora, o que é preciso é que haja uma decisão e urgente e que ela seja de molde a melhor servir os interesses do país.
Quando se estão a negociar os fundos comunitários para a obra, não fica bem que só agora se procure travar a construção do novo aeroporto!

segunda-feira, abril 02, 2007

 

Quadro da vida

Foi já há alguns anos, mas não mais esqueci o que vi aquela mãe sofrer por causa do seu único filho que, na altura, era um jogador.
Vivendo de uma pequena pensão de viuvez ela tinha que suportar as dívidas de jogo, pois os credores batiam-lhe à porta todos os dias e ameaçavam o seu rapaz das maiores atrocidades.
E ela foi vendendo o que de mais valor tinha em casa, deixou de comprar roupa para si, alimentava-se mal, sacrificou-se sem limites para tentar salvar o filho.
Chegou a ter esperança de que ele se modificaria e contente ficou quando o viu ficar mais em casa mesmo à noite.
Durante algum tempo, sentiu-se feliz, ou, pelo menos, satisfeita com a nova conduta do filho.
Mas, pouco a pouco, foi-lhe notando um procedimento estranho, fechando-se horas seguidas no quarto, tornando-se irascível, agressivo.
E desse quarto saia um cheiro esquisito que ela conhecia porque já o sentira quando passava junto de grupos de drogados.
Um dia, viu mesmo o filho a fumar e mesmo até, mais tarde a injectar-se!
A tristeza daquela mãe voltou e daí por diante foi um sofrimento ainda maior, constante.
Teve várias vezes que ir procurá-lo alta noite, trazendo-o amparado para casa.
As exigências para a compra da droga foram aumentando cada vez mais.
Mas em casa já nada havia para vender e nos dias em que ela recebia a pensão, o próprio filho chegou a agredi-la até obter o dinheiro.
Outras vezes, ela, quando já não tinha dinheiro algum, pedia às amigas, embora com muita vergonha, nunca dizendo que se destinava ao vício do filho.
Desesperada, vendo que aquela situação cada vez mais se agravava, aquela mãe chegou a desejar a morte. Mas quem trataria depois daquele infeliz filho?!
Afinal, foi ele que, um dia, apareceu morto na rua.
E ela, embora nunca deixasse de o amar muito, não conseguiu chorar esse seu único filho por quem chorara já muito.
Pobre mulher! Viu-se como que libertada... embora penosamente libertada!

 

Os petardos voltaram aos campos de futebol?

No jogo de ontem entre o Benfica e o Porto, apesar da muita e cuidadosa fiscalização da PSP e de outros elementos de segurança, foram lançados cinco ou seis petardos, o que causou certo alarme, até porque nas bancadas do estádio havia muitas crianças.
Houve alguns feridos e fizeram-se algumas prisões.
Quando é que as claques, se foi de lá que saíram os petardos, se convencem de que o desporto deve ser apreciado com calma e civismo.

 

O Dia do Livro Infantil

Neste dia, em muitos lugares houve leitura de livros infantis.
É que se comemorava o Dia do Livro Infantil, iniciativa louvável, pois é preciso que se fomente a leitura e é desde a pouca idade que isso deve acontecer.
O gosto pela leitura é ponto essencial para que venha a adquirir-se a cultura e um povo sem cultura não progride.

 

Pouca esperança na Rhode

Apesar de a administração dessa empresa alemã ter garantido mais três meses de trabalho, os empregados não têm grande esperança que, depois disso, a fábrica se mantenha a laborar.
Pode ser, porém, que o governo aproveite este tempo para chegar com a Rhode a uma solução que evite que 1300 pessoas vão para o desemprego!

 

As faltas no Parlamento

Porque no período da Páscoa de 2006 houve muitas faltas dos deputados e muitas votações deixaram de se fazer, este ano foram antecipadas as votações.
Não está certo! O Parlamento não deve andar ao gosto dos deputados.
Estes é que devem sujeitar-se aos interesses e ao melhor funcionamento da Assembleia.
Eles já fazem tão pouco!
Pelo menos, grande parte deles...

 

Em que ficamos?

Ota, Poçeirão ou Faias?
Há vários estudos quanto à melhor localização do novo aeroporto e parece que a Ota, efectivamente, não será a melhor, além de ser a mais dispendiosa.
Tais estudos, segundo se noticia, já estão em poder do Primeiro-Ministro e do Ministro Mário Lino, os quais, agora, terão que decidir, embora se saiba que as suas preferências vão para a Ota.
Mas, poupar 2,5 milhões de euros é caso para pensar, se, porventura, os estudos feitos para as alternativas indicadas forem de molde a satisfazer.
A decisão não pertence a Cavaco Silva, mas o certo é que este tem revelado muito interesse quanto a este assunto.

 

Aniversário da morte do Papa João Paulo II

Foi há dois anos que faleceu, depois de muito e prolongado sofrimento aquele papa.
Sempre muito estimado em todo o mundo por povos cristãos ou não, João Paulo II foi, na verdade, um Chefe da Igreja católica muito aberto às relações com outras religiões, dando especial atenção ao ecumenismo.
Viajou por todos os continentes e sempre em todos eles recebeu provas de amizade e admiração.
Figura da Igreja muito respeitada, interessou-se muito pelos povos sofredores de repressão e de fome.
E os documentos que elaborou basearam-se nos princípios do Consílio Vaticano II.
Para comemorar este segundo aniversário da morte do Papa, realizaram-se no Vaticano várias cerimónias.

domingo, abril 01, 2007

 

Mau estado da Serra da Boa Viagem

Para além de a maior parte da Serra da Boa Viagem estar com um aspecto de abandono, com arbustos caídos por todo o lado e ramadas colocadas de qualquer maneira, as estradas com pisos péssimos, havendo mesmo sítios com grandes buracos e pedra solta!
Os carros têm que fazer autênticas gincanas para poderem passar...
É certo que a degradação da Serra foi ocasionada pelo grande fogo que ali houve.
Mas também é certo que essa calamidade já foi há anos e os trabalhos de recuperação de um dos lugares mais bonitos da nossa cidade já deviam estar mais adiantados ( e dizemos adiantados por favor porque há sítios onde nada se fez).
Ao menos que se tratem das estradas e não se esqueça a proximidade do Verão, época em que a serra é mais visitada.
Como ela está é, na verdade, uma vergonha que não abona nada um centro de turismo como o nosso deve ser!

 

Paulo Portas e as eleições directas no CDS/PP

No Conselho nacional desse partido, ontem realizado, Paulo Portas teve a sua primeira vitória!
Conseguiu que a liderança do CDS/PP se faça por eleições directas, contra o que outros pretendiam, defendendo que tal liderança resultasse de um Congresso.
E essa vitória de Portas foi por grande percentagem ( 144 contra 54 votos) e foi obtida já quando Ribeiro e castro tinha abandonado a sala, onde esteve apenas cerca de 45 minutos.
Curioso é que Portas e os seus apoiantes recusaram o nome de Lobo Xavier para presidir a uma comissão para tratar das eleições directas e organizar um congresso!
As eleições directas estão já marcadas para 21 deste mês.
Ou nos enganamos muito ou o CDS/PP irá ter uma vida interna muito difícil.
Há realmente rupturas que, em breve se revelarão e que não conseguirão ser ultrapassadas.

 

O PSD e o Parlamento

Aquele partido anunciou já pretender que, nas alterações a fazer na Assembleia da República, haja uma significativa redução de deputados.
Na verdade, para quê tantos como hoje há, se grande parte deles não trabalham?!
Só um pequeno número deles estudam os dossiers, fazem propostas, fazem intervenções nos plenários ou nas Comissões Parlamentares.
Estamos em crer que os principais partidos reconhecem isso mesmo e não deixarão de chegar a um acordo.
A não ser que o maior número de deputados seja apenas uma forma de aliciar alguns militantes, sempre ávidos de lugares de relevo e rendosos!

 

Equipamentos sociais no distrito de Coimbra

Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Segurança Social, veio a Coimbra para proceder à assinatura de 16 contratos de comparticipações financeira em 14 instituições do distrito.
Tal comparticipação ascende a 50 milhões de euros, com destino à construção de creches, lares de idosos, centros de dia, de apoio domiciliário.
E os concelhos contemplados foram os de Coimbra, Penacova, Soure, Mira, Arganil e Oliveira do Hospital.
Esse apoio integra-se no programa “ Pares” e só foi pena que a Figueira não se candidatasse a ele para aqui poder funcionar uma casa para rapazes com problemas sociais.
É que em relação a raparigas e idosos, a nossa cidade dispõe de boas valências, incluindo as da Misericórdia-Obra da Figueira.
Mas, quanto a rapazes que necessitem de apoio nada há!

 

Ainda as taxas moderadoras

Ontem, na notícia que demos sobre o início das taxas moderadoras nos hospitais, não demos, por lapso, a indicação que por cada intervenção cirúrgica o paciente terá que pagar 10 euros!
Agora, sim, fica a notícia, aliás lamentável, completa.
E ficaremos por aqui, sr Ministro da saúde?

 

O figueirense Dr. Rodrigo Santiago na Independente

O figueirense e advogado em Coimbra Dr. Rodrigo Santiago aceitou fazer parte da comissão que dirigirá a universidade independente.
Oxalá consiga contribuir para o funcionamento normal daquele estabelecimento de ensino superior, onde, ultimamente, tem ocorrido factos muito desagradáveis impróprios de uma Casa daquela natureza.

 

A Figueira com 2,5 milhões de euros

O governo num acto generoso, atribuiu à Figueira 2,5 milhões de euros, com destino de todas as ruas e prédios degradados.
E esta, heim?!
Era bom, mas, infelizmente, hoje é o dia das mentiras.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?