.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, maio 31, 2013

 
Para ler e meditar

" São reais e preocupantes os riscos da deriva governamental de um Executivo sem norte, sem uma perspetiva de saída para uma situação da crise que se agudiza a cada dia"

( Editorial da Revista Seara Nova)



O orçamento retificativo

Foi hoje apresnetado no parlamento e está por enquanto no segredo dos deuses, não se conhecendo o que dele consta. Será só decerto para remediar os erros que foram reprovados pelo Tribunal Constitucional e, claro, para conseguir outras receitas.
Será que desta vez se respeitarão as normas constitucionais?
Ou provocar-se-ão, de novo, problemas como já vai sendo hábito?



A esquerda unida

Foi a primeira vez que muitas individualidades de esquerda se reuniram na sala da Aula Magna, que estava repleta.
Para além de representantes do BE, PCP e PS que nos seus discursos revelaram, mais uma vez, a sua oposição ao governo, destacou-se a vigorosa intervenção de Mário Soares que criticou severamente a política que tem sido adotada e que, no seu dizer, tem destruído o país.
E, de novo, reclamou a demissão do governo, acusando o Presidente da República de estar a apoiar este governo e que poderá ser responsável pela violência que resultar da perda de paciência e mesmo de patriotismo do povo, demasiadamente sacrificado uma errada política deste governo, cuja legitimidade a maioria dos portugueses tem, quase todos os dias sido posta em causa
Esta reunião de muitos responsáveis e personalidades de esquerda será, decerto, muito significativa, podendo no futuro trazer frutos.
Será que Cavaco Silva não se aperceberá disso?


quarta-feira, maio 29, 2013

 
A favor dos Bombeiros Voluntários

Acabei de ler no facebook um belo e oportuno texto escrito pelo meu bom e Amigo Lídio Lopes sobre is Bombeiros Voluntários. Mais uma vez, ele ali revela o seu grande maor à nobre Causa daqueles valorosos soldados da paz, os quais merecem, com toda a justiça, o nosso respeito, admiração e gartidão.
E numa altura em que a sua Associação precisa de ajuda os que podem devem dar-lha, através das muitas e bem imaginadas sugestões que o Lídio logo indica naquele seu escrito.
Há já muito que a minha família está ligada aos Bombeiros voluntários da Figueira. Desde o tempo do meu avô materno, Comendador Dr. Aníbal Augusto de Mello, o qual deu o seu nome ao Quartel que existiu instalado no cunhal entre a rua antiga da Glória ( hoje Maurício Pinto) e a Rua dos Bombeiros Voluntários e tendo eu próprio sido presidente da Assembleia-Geral da Associação durante muitos anos.
Sempre tenho acompanhado com todo o interesse a ação valiosa dos nossos Bombeiros Voluntários.
Presentemente, não só a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da nossa terra, mas muitas outras, precisam da melhor atenção e apoio por parte dos responsáveis oficiais.
O escrito de Lídio Lopes é, pois, de louvar, apelando a que se dê aos nossos Bombeiros a a juda necessária para que não lhes faltem os meios para continuarem a sua atividade solidária e humanitária.
Parabéns, meu caro Lídio por servir com tanta dedicação a Causa dos Bombeiros Voluntários, sendo este seu texto mais um sinal disso.

 
Vai haver muito frio

Adeus verão, segundo a previsão. Dizem até que há já 200 anos que não haverá uma época estival tão fria na Europa como vai ser a próxima.
Se assim acontecer, será um descalabro para i turismo, que é uma parte importante da nossa economia.

 
Previsões pessimistas da OCDE




Continuam a ser más para Portugal. A recessão aumentará bem como o défice publico que atingirá 130% do PIB! Quer dizer que não poderá esperar-se para os próximos tempos melhoria na situação económico-financeira, sendo improvável que Portugal possa cumprir as metas ajustadas já neste ano e no próximo. E a OCDE desanconselha mais medidas de austeridade, havendo, sim, que renegociar os prazos de cumprimento e a descida das metas inicialmente fixadas.
Só que este governo não tem ligado importância às indicações da OCDE.




 
A propósito das eleições autárquicas

Segundo está a constar, alguns elementos destacados do PSD local andam já a mexer-se pelo concelho, procurando cativar votos.
E é Miguel Almeida o candidato já anunciado.
O PS, porém, está ainda parado, parecendo que há uma guerrilha interior quanto à lista que o Dr. João Ataíde quer apresentar.
 Quanto ao Movimento 100% consta que haverá um candidato que não é já o Dr. Carlos Fernandes.
Dos restantes partidos de nada se fala por enquanto.
Mas o tempo corre depressa...

 
Ler e meditar

" A desconsideração da vontade popular traduz-se no desprezo pela dignidade humana do cidadão, no empobrecimento generalizado das pessoas".
( Editorial da última Revista Seara Nova)

terça-feira, maio 28, 2013

 
É a hora do crescimento!

Foi o que disseram ontem o Primeiro Ministro e o Ministro das Finanças. Mas não explicaram como, de que meios, vão usar para cumprir esse anúncio. E foi de um dia para o outro que esses meios apareceram?
Se, porém, já os havia porquê esperar dois anos para os pôr na prática?
Uma coisa é certa: apesar de uma política de drástica austeridade, motivando graves consequências à maioria dos portugueses em todos os setores, o défice público aumentou e muito, a economia está parada, as falências abundam, o desmeprego tem subido significativamente, os cortes nos rendimentos ( memso nos mais pequenos) têm surgido com base num critério cego, etc.
Nada tem melhorado, pelo contrário.
Ora, o chamado crédito fiscal pod eajudar ao crescimento, mas porque não o utilizaram mais cedo, não se deixando chegar o país ao estado calamitoso em que está?
Crescimento...como?
Oxalá que, em breve, possamos dizer: tardou mas arrecadou!

 
Há confiança?

Devem já se poucos os que confiam nas notícias que o governo dá. É que, na verdade, tanto tem sido o que hpje os governantes dizem e amanhã desdizem, e, por vezes, até um diz uma coisa e outro diz coisa diferente...
É um governo em que não se pode confiar.
O que se está a passar quanto aos depósitos bancários de valor superior a 100 mil euros é algo quanto ao qual se tem estabelecido a confusão e a desconfiança.
E isso tem, decerto, levado a quem pode pôr no estrangeiro o seu dinheiro, com prejuizo, claro, do sistema bancário português.
Mas também há quem tire as suas poupanças do Banco e as esconda nas suas casas.
Isso é o que agrada aos que têm a arte de o descobrir e roubar.
É que cada vez mais vai havendo quem tenha como modo de vida o roubo.

 
Os sem abrigo

Tem aumentado muito o número dos sem abrigo em Lisboa. Quem andar, à noite, nas ruas da capital depara com muitas pessoas deitadas debaixo das arcadas dos edifícios, cobertos muitas vezes, apenas, por jornais ou cartão!
E há já famílias ( pai, mãe e filhos) nessa situação...
Muitos são também os que estendem a mão a pedir esmola e nalguns vê-se um ar envergonhado ao fazê-lo.
É certo que muita tem sido a solidariedade para com os carenciados por parte de instituições e grupos de voluntários mas com o aumento da pobreza vai sendo já difícil dar ajuda a todos que a pedem.
De norte a sul do país é cada vez mais volumoso o número dos que passam já fome e até crianças só comem uma refeição fraca por dia, quando a têm!
O país com exceção dos que continuam ricos, com o seu dinheiro protegido em paraísos fiscais ( clacula-se que portugueses tenham no estrangeiro 12 mil milhões de euros) será um país de mendigos!
É isso que se quer?
E, já agora, pergunta-se: no nosso concelho o que se tem feito para ao menos minorar a pobreza?
Não haverá quem não tenha casa, não haverá quem não tenha que dar de comer aos seus filhos, não haverá quem não possa pagar os remédios de que precisa?

 
As próximas eleições autárquicas

A má política dos partidos da coligação governamental terá decerto influência nos resulatdos das eleições autárquicas.
É tanto o descontentamento em relação à ação daqueles partidos ( PSD e CDS) que mesmo nessas eleições não deixará de refletir-se.
Daí que deva haver o maior cuidado na escolha dos candidatos, de forma a levar os eleitores a confiarem mais nos méritos que sejam conhecidos dos concorrentes do que a cor política daqueles que concorrem pelos partidos.
Parece-nos que, desta vez, os votos nestas eleições terão mais a ver com a confiança pessoal que se tenha nos candidatos.
Assim, a escolha destes deve ser, na verdade, a melhor no sentido de se legerem os que tenham mais competência e vontade em trabalhar com dedicação e saber quanto aos interesses da comunidade que irão dirigir.
O novo mapa administrativo do país traz dificuldades que terão de ser vencidas com bom senso e inteligência, atendendo ao que pode valer mais para as autarquias.

 
Postos dos CTT encerrados

São várias já as localidades em que os CTTencerraram as estações que ali tinham. Os interesses das pessoas pouco ou nada interessam, fechando as portas sem sequer um aviso anterior!
É rara a semana que não se dá o desaparecimento de um desses postos, causando uma clara e justificada indignação de quem precisava deles para utilizar os serviços que prestavam, como receber as reformas muitas delas pertencentes a pessoas idosas ou doentes com muitas dificuldades em deslocar-se a outros postos que ficam, por vezes, a kilómetros de distância.
Mas essas pessoas estão já cá a mais, não é como quem manda vai pensando?

segunda-feira, maio 27, 2013

 
A manifestação em Belém

Foi grandiosa a manifestação, realizada no sábado passado, em frente à residência oficial do Presidente da República. É que este tarda por pôr fim à política do governo que, pelo que se tem verificado, tem aumentado o défice público, falhando todas as previsões que o governo tem feito.
A maioria do povo já não pode com tanto sofrimento que lhe tem sido imposto e parece não ter fim tão cedo.
Nunca nenhum governo, depois da Revolução do 25 de abril, foi tão contestado e nunca nenhum mostrou tanta incompetência.
E não se diga que a situação grave que afeta o país ficou a dever-se a outros anteriores governos, pois o certo é que a despesa pública não parou, crescendo, sim, e muito!
Nem a inconstância deste governo que hoje diz uma coisa e amanhã outra bem diferente tem sido apreciada devidamente pelo Presidente da República.
Na verdade, como se vai já dizendo, é incompreensível o apoio que o Supremo Magistrado da Nação tem dado a este Executivo.
Mas se as muitas manifestações populares já havidas não têm tido o resultado desejado vai agora avançar-se, segundo nse anunciou já, para uma greve geral, na qual participarão todos os setores sociais, pois em todos eles se tem sentido a má política deste governo desnorteado.
E, se até agora, não tem havido atos de violência, a não ser alguns por parte das forças policiais, bem pode suceder ( desejamos que não) que o desespero dos atingidos por uma péssima governação leve ao descontrolo e à perda de paciência de qum está a sofrer como consequência de uma política leviana e desastrosa.

 
Para ler e meditar
" Nenhum cidadão pode sentir-se legitimamente representado por alguém que conquistou o seu voto com um programa eleitoral que, vencidas as eleições, não só ignora como espezinha"
( Editorial da última revista Seara Nova)

 
Foi o Clube de Guimarães o vencedor da Taça de Portugal

No Estádio Nacional, que foi recentemente beneficiado disoputou-se a Final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Futebol Clube de Guimarães. Foi este o vencedor por dois - um, sendo a primeira vez inscreve o seu nome nesse troféu.
O Benfica teve um mau ano desportivo, não ganhando nenhuma das provas mais prestigiosas do futebol português. A festa naquele estádio foi dos mais de doze mil adeptos do Guimarães festa, aliás, ensombrada pela atitude da equipa benfiquista que, no final do jogo, logo retirou do relvado recolhendo aos balneários.
Não felicitou, como é habitual, os vencedores nem fazendos alas quando eles se dirigiam à tribuna de honra para lhes ser entregue a taça.
Uma atitude dessa, além de se ter presenciado uma lamentável dasavença entre Cardoso e Jesus, é incorreta merecendo censura.
Enfim, o desportivismo exigia outra conduta dos jogadores do Benfica no final do jogo.
Foi u péssimo exemplo que deram os representantes daquele que tem sido um grande e conceituado clube sendo inaceitável com que agiram desta vez.

domingo, maio 26, 2013

 
Multiplicam-se as manifestações

Quanto mais se mantem e até agrava a situação económico-financeira, mais se multiplicam as manifestações de protesto de norte a sul do país. São as medidas de austeridade que aumentam, são is salários em atraso em muitas empresas, são as falências que crescem, o desmeprego que se avoluma, são os despedimentos de funcionários já anunciados pelo governo, são os cortes nos rendimentos que incidem, sobretudo, sobre a classe média, é o pequeno comércio a desaparecer com o encerramento de milhares de estabelecimentos em todo o país, são os despejos das casas pelos Bancos, é a construção civil parada, a economia estagnada, enfim, um rol enorme de acontecimentos que justificam a indignação e os protestos dos portugueses.
E, claro, as manifestações vão subindo de tom, embora não havendo, até agora, atos de violência pelo lado dos participantes.
Este governo não é capaz de deixar de impor medidas e mais medidas de austeridade e cortes em rendimentos que, ai fim e ao cabo, representam até, em certos casis, aumento de impostos.
E a verdade é que continua a ter o injustificado apoio do Presidente da República.

 
Luxemburgo quer ajudar Portugal

O Banco de Fomento do Luxemburgo está disposto a ajudar as pequenas e médias empresas portuguesas, além de já ter acabado com o sigili bancário.
Também a Suiça parece querer tomar a decisão de não manter o segredo bancário, ficando disposta a trocar informações bancárias.
Serão decisões importantes, evitando que tenham a natureza de secretas algumas contas bancárias, o que permitia ter dinheiro escondido em Bancos dos países que proporcionavam o segredo bancário.

 
Sansão Coelho

A este grande amigo da Figueira ficou a dever-se, durante muitos anos, i pribncipal dinamismo na organização da Gala dos Pequenos Cantores, evento que mereceu posição de relevo entre todas as que se realizaram nesta cidade, de natureza turística e cultural.
Por aqui passaram muitos jovens de diversas nacionalidades participando naquela Gala com as suas vozes e canções, que depois eram transmitidas em programas derádio e televisão dos respetivos países, fazendo assim boa propaganda da nossa terra.
Muitos dis jovens que entravam na Gala eram acompanhados por familiares, músicos, jornalistas e até também por embaixadores em Portugal dos seus países.
Só pela ação desenvolvida na organização da Gala dos Pequenos Cantores Sanção Coelho merece, sem dúvida, uma distinção da nossa Câmara Municipal. E não foi só esse serviço que ele prestou, sempre demonstrando grande amor à Figueira, dando a sua prestimosa colaboração sempre que lhe era solicitada.
Aqui fica a sugestão, podendo aproveitar-se a realização que, de novo, vai haver da Gala dos Pequenos Cantores para uma justa homenagem a Sansão Coelho.

 
Má estreia

O Ministro Poiares Maduro estreou-se mal na sua primeira intervenção numa conferência realizada na Fundação Gulbenkian. Na verdade, manifestou-se contra a decisão do Tribunal Constitucional, que recentemente chumbou algumas medidas  de austeridade propostas pelo governo. Além disso, deu a conhecer o seu entendimento sobre aquele tribunal que não deve limitar a ação política do governo e revelou o exemplo do que se passou na Alemanha quanto a uma decisão do Tribunal Constitucional daquele país.
Quer dizer que Poares Maduro parace não estar identificado com a estrutura democrática do nosso país, esquecendo que pertence a um governo que existe numa democracia, pelo que se deve respeitar e obedecer às instituições próprias de um egime dessa natureza.

 
Não aprendeu...

Alguém que nasceu e tem vivvido num " berço de ouro" recusou, quando estava a comprar pão, dar um a uma criança que lhe pediu. E não só nunca sentiu dificuldades económicas mas também recebeu uma boa formação moral que os pais lhe deram, incuntindo-lhe os melhores princípios cívicos, éticos e solidários.
Mas, pelo que parece, de nada valeu pois ateveu-se, agora, a não satisfazer o pedido de quem lhe solicitou apenas um simples pão que, quem sabe, seria o único alimento daquela criança naquele dia.
Demonstrou não ter o espírito d ehumanidade que sempre se impõe, sobretudo numa época em que há tanta pobreza e fome.
Enfim, há quem nunca aprenda o que lhe ensinam.

 
Até o pai de Passos Coelho!

Médico reformado, o pai de Passos Coelho não hesitou em dizer que o governo do seu filho não deve fazer cortes nas reformas e pensões.
E também, falando com corajosa franqueza, disse que está desejoso que o filho deixe a política queestá a fazer. Ora, quem fala assim é porque não gosta do que está a acontecer com o governo que Passos Coelho dirige.

quinta-feira, maio 23, 2013

 
A co-adoção por homossexuais

Foi já votada no parlamento a lei que permite a co-adoção por casais do mesmo sexo, tendo, porém, que se aguardar pela votação na especialidade.
Foi por pequena margem de votos a favor e também com algumas abstenções que tal lei passou na Assembleia da República.
Esta questão, que há muito vem interessando sobretudo os partidos políticos de esquerda, pretende complementar a lei que permitiu o casamento entre indivíduos do mesmo sexo. Só que na adoção o que deve estar em causa é essencialmente o interesse da criança que é adotada para além da vontade dos que, não sendo homem e mulher, vivem juntamente como um casal.
Será que a criança adotada por homossexuais terá deles os mesmos cuidados que recebem os que são filhos adotados por um homem e uma mulher?
Como será a vida e a formação dessa criança adotada e que tem de viver num ambiente de homossexuais?
Não terá à medida que crescer na idade momentos chocantes, que o marcarão para sempre?
Como será o seu relacionamento com outros jovens que têm pai e mãe?
E o comportamento de ternura, carinho e compreensão de uma mãe mulher será o mesmo de que aquele que lhe pode dar um homem que faz de mãe?
Duvidamos que quem for adotado por um casal de homossexuais possa vir a gozar de uma plena felicidade.

 
Mais crimes no interior do país

Decerto porque no interior não há forças de segurança suficientes, os crimes têm aumentado sobretudo em relação a idosos ou a quem vive sozinho.É que, pode dizer-se que se foi deixando desertificar o interior em benefício da zona do litoral.
Enquanto em Lisboa e no Porto há milhares de agentes policiais, nas pequenas terras do interior não há ou há muito poucos.
Há que fazer uma redistribuição das forças policiais, pois não há o direito de abandonar os que vivem longe das cidades, quase sempre os mais velhos e indefesos.


 
Há ainda muitos ricos em Portugal

O nosso país foi o 5º onde se compraram automóveis dos mais caros. Ainda dizem que não há dinheiro...
É pena é que sejam poucos a tê-lo.
O mesmo não sucede com a maioria dos portugueses que são obrigados a viver na pobreza.


 
Para Ler e Meditar

" O capitalismo selvagem ensina a obter o lucro a todo o custo, sem ter em atenção as pessoas"
( Papa Francisco I )

 

Para ler e meditar

" O governo está parado e em fim de ciclo"
( Luis Marques Mendes, Conselheiro de Estado e membro destacado do PSD na SIC)

terça-feira, maio 21, 2013

 
O MSD

Telefonema, ontem, de um amigo meu, a saber do meu estado de saúde. E lembrámos o que foi o Movimento Social Democrata que os 40 deputados do partido Popular Democrático que, na Assembleia Constituinte se desvincularam daquele partido e fundaram o referido Movimento. Dele fizeram parte: Mota Pinto, Artur Santos Silva, José Augusto seabra, José Cobra, Jorge Sá Borges, Emídio Guerreiro, Olívio França, que foram os principais dinamizadores do MSD que teve sede na Praça de Londres, em Lisboa.
Esses 40 deputados ( que constituiam metade dos deputados do grupo parlamentar do PPD) saíram desse partido por não concordarem com o rumo de direita que Sá Carneiro e outros seus seguidores começaram, a certa altura, a dar ao partido, tornando-o mais um partido liberal do que social-democrata.
Depois os que eram deputados formaram um grupo parlamentar de independentes e no parlamento puderam marcar posição em defesa de uma autêntica social-democracia, dando o seu apoio ao PS e fazendo com que na Constituição viessem a ficar muitas normas próprias da esquerda democrática.
Lembrámos, ainda, a dificuldade que houve por parte do presidente do parlamento em arranjar um lugar para esse grupo de independentes, exigundo nós ficarmos junto à bancada do PS, o que veio a acontecer.
E quem ler o Diário das sessões verificará que a esse grupo de independentes sociais-democratas se ficou a dever a votação favorável de várias propostas do PS e que ainda constam da nossa Lei Fundamental.
Bons tempos em que, em política se discutiam ideologias e se tinha em atenção o melhor bem-estar do povo português.

 
 O Conselho de Estado

Da sua reunião de hoje, nada de importante resultou. Estamos mesmo em crer que foi um Conselho destinado, segundo constava, à análise do período pós- Troika, em que pouco ou nada de útil foi dito apesar das muitas horas que durou a reunião. Não admira, já que ninguém poderá, agora prever o que sucederá num futuro sempre muito incerto, pois as medidas tomadas até hoje não auguram nada de bom.
Aliás, o comunicado lido depois da reunião do Conselho nada adinata que possa tranquilizar-nos.

 
  Cadeias superlotadas

  Cada vez vai havendo mais dificuldade em alojar os que têm que cumprir penas de prisão.
  É que cada vez mais se praticam crimes, alguns muito graves, a cujos autores os tribunais têm que aplicar penas de prisão. E as condições das atuais cadeias já são más, cuja degradação não tem sido contida. Impõe-se fazer novos edifícios prosionais, com pelo menos um mínimo de condições de habitabilidade.
É que as pulseiras eletrónicas, cuja aplicação vai aumentando, não são, quantas vezes, o melhor procedimento para punir os criminosos.

 

 Licenciados desmepregados

 Há já cerca de 90 mil com curso superior que não estão empregados. E os milhares de estudantes universitários não têm nenhuma esperança de virem a usar o que aprenderam nas universidades.
Quer dizer que, de ano para ano, aumentarão os desempregados licenciados se se mantiver, como é previsível, continuar a situação da grave crise que se instalou em Portugal. 

 

 Eleições autárquicas

Como sabe, houve freguesias que foram absorvidas, digamos assim, por outras, ainda que com características diferentes.
Por exemplo, a freguesia de S.Julião foi anexada à de Buarcos, o que quer dizer que os partidos que concorrerem às paróximas eleições devem ter em muito boa atenção os méritos dos escolhidos, porque se os atuais presidentes servem podem não servir para as novas freguesias, com áreas maiores, novas necessidades, mais problemas de vária natureza, a surgirem dia a dia, etc.
Se os que ocuparam os lugares das antigas Juntas estariam preparados para isso, agora podem não estar para dirigir as novas freguesias de maior dimensão.
E a mudar que se mude para melhor e não para pior.

 
O futebol clube do Porto é campeão

Mais uma vez, este clube nortenho ganhou o campeonato nacional d efutebol. E apesar de o Benfica tentar com brilho alcançar esse lugar não conseguiu e teve que se contentar com a segunda posição da tabela.
Foi dos campeonatos melhor disputado, não só nos lugares cimeiros mas também no final da tabela para fugir à descida à segunda divisão.
O azar perseguiu o Benfica até no jogo da final com o Chelsia, na Liga da Europa.
Mas, enfim, o título de campeão ficou bem entregue ao FCP que foi uma equipa que mostrou de novo ter jogadores de boa categoria, merecendo a grandiosa receção que lhes fizeram os seus adeptos quer em Paços de Ferreira onde fizeram o úlltimo jogo, mas, mais tarde, na capital do norte.

sábado, maio 18, 2013

 
O poder e o dinheiro

Infelizmente, há já muitos que querem estar num lugar do poder apenas pelo dinheiro que dele recebem. Como não têm outra colocação tudo fazem para pricurarem utilizar qualquer influência política que tenham para serem aceites pelo partido a que pertencem como candidatos nem que seja a uma Câmara ou Junta de Freguesia.
Quer dizer que não hesitam em fazer do seu partido como que uma agência de empregos.
E em vez de esperarem que sejam convidados não se envergonham de se oferecerem para este ou aquele lugar desde que seja remunerado. Se for preciso dizer o melhor possível de já disseram mal, mas que lhes podem dar, agora, um emprego não hesitam.
É com esses, que são já bastantes, que a vida política vai descendo de nível.

 
Lídio Lopes

Este nosso bom Amigo foi homenageado com a atribuição do " Crachá" de ouro pela sua dinâmica e muito útil ação à frente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira.
Tal homenagem foi de inteira justiça, pois Lídio Lopes como dirigente daquela Associação sempre exerceu esse lugar com muita competência e dedicação.
Daqui o felicitamos, abraçando-o afetuosamente e com a admiração pelo trabalho que tem desenvolvido em vários setores.

 
D. Manuel Clemente é o novo Cardeal Patriarca

O atual Bispo do Porto será o novo Cardeal Patriarca de Lisboa, por escolha do Papa Francisco I.
Pelo que já se conhece de D.Manuel Clemente foi uma boa opção, pois aquele tem revelado desejar uma Igreja disposta a defender os direitos humanos fundamentais, uma Igreja humilde, modesta, preocupada essencialmente em dar apoio aos mais carenciados.
Será um bom sucessor de D. José Policarpo, que exerceu com grande dignidade e dedicação o seu múnus apostólico.

 
Por onde tem andado a Primavera?

Não falta já muito para o início do Verão, mas por onde tem andado a Primavera?
Tempo irregular, com frio, chuva, vento, sismos, cheias, e até neve em quantidade.
Enfim, também o tempo anda às avessas!

 
Vitor Gaspar em Bruxelas?

Já se vai falando na substituição de Durão Barroso, que vai acabar o seu mandato. E diz-se que será Vitor Gaspar o proposto por Portugal para Comissário europeu.
Sabendo-se como ele costuma atuar, os países da União Europeia devem estar já a tremer porque não terão grandes apoios de alguém que é mestre, sim, em arrecadar dinheiro em vez de o distribuir por quem precisa dele.

 
António Capucho

Este membro destacado do PSd vai concorrer a presidente da Assembleia Municipal de Sintra, numa lista encabeçada por um independente. A quem estranhou essa decisão, disse que já não se entia bem no partido de sempre, acrescentando que Passos Coelho é que não devia estar nele e outros que o apoiam.
Mais uma rotura no PSD e ultimamente naquele aprtido tem havido muitos sociais-democratas, entre eles a Drª Maria Manuela Ferreira Leite, que contestam o Primeiro-Ministro e o seu governo.

 
O azar do Benfica

Na final da Liga Europa, disputada em Amesterdão, entre o Chelsia e o Benfica, este não merecia perder.
O clube português jogou bem, fazendo uma bela exibição, sobretudo na primeira parte em que dominou o adversário. A segunda parte foi dividida entre os dois adversários, sendo o empate, quanto a nós, o resultado mais justo pois o golo da vitória do Chelsia foi marcado já no último minuto do jogo. Só que o Benfica está relamente destinado a perder jogos quase no final deles!
 Dizem que é praga de Bela Guttmann que disse, quando saiu do benfica que este nunca mais ganharia uma taça.
Pode, no entanto, afirmar-se que o clube português deixou uma boa imagem do nosso futebil, não tendo tido, porém a sorte pelo seu lado.
E tanto se gastou em programas televisivos e noutra publicidade e na Arena de Amesterdão estiveram cerce de 20 mil portugueses a darem o seu apoio, que se fez sentir bem paracendo até que se atava na Luz!
Enfim, ainda não foi desta vez  que aquela taça veio para Portugal.
Mas, a verdade é que o benfica se comportou como uam equipa própria de um campeão.



terça-feira, maio 14, 2013

 
Há limites na defesa da dignidade

Cavaco Silva declarou que há metas de dignidade que não se podem ultrapassar com medidas de austeridade. Isto a respeito da taxa sobre pensões, que acabou por ser facultativa no documento da Troika que esteve em Portugal na VII avaliação, taxa que, afinal, Paulo Portas veio a aceitar. Quer dizer que se se vier a concluir ( pelo governo, claro) que não há alternativas à aplicação daquela taxa, esta será utilizada. Como é que Portas foi nisto, depois da posição firme que tomou? Também é de estranhar que Cavaco Silva tivesse concordado com o que é sempre duvidoso em assunto tão importante como é a possível redução das pensões, que foram acumuladas à custa do dinheiro dos trabalhadores. E o Presidente da República dará o seu assentimento ao que Vítor Gaspar já vai falando sobre o poder vir a mexer-se nos depósitos bancários de valor superior a 100 mil euros? Onde acabará esta verdadeira roubalheira?

 
O governo em peso em Madrid

Cinco Ministro e nove Secretários de Estado foram a Madrid participar numa cimeira luso-espanhola. Desta terá resultado algo de bom? Ou seria apenas para umas horas de boa mesa, de convívio amistoso e para dar a conhecer o que é idêntico quanto a políticas praticadas nos dois países? Mas, francamente, o que de novo e válido neste momento poderemos ir buscar à governação espanhola?

 
Dia 20, Conselho de Estado

Cavaco Silva resolveu-se, enfim, a convocar o Conselho de Estado. Mas da respetiva agenda não acreditamos que conste a demissão do governo. Pelo menos, que se discuta se se deve ou não requerer a apreciação do Tribunal Constitucional quanto às últimas medidas fixadas. Estamos em crer que, no que se refere à taxa sobre pensões, embora no documento da Troika ficasse que tal taxa só seria aplicada se absolutamente necessário. Mas, isto não garante que o governo, em qualquer altura, use da faculdade com que ficou naquele documento. Até porque este executivo parece fazer questão em desconhecer a Constituição que é a trave mestra da democracia.

 


    Agora são os CTT?

  Também os CTT parecem estar na lista das privatizações. A dúvida está quanto a ser total ( em todos os serviços que prestam) ou parcial ( ficando de fora os serviços bancários).
Ora, um dos mais úteis serviços públicos não devem passar para as mãos dos privados. Bem basta já as várias estações que fecharam, sobretudo em lugares do interior do país, causando prejuízos aos que deles precisavam, não só pela correspondência mas para recebimento das pensões ou outros dinheiros. Enfim, aguardemos o que este tão inesperado governo vai fazer...

domingo, maio 12, 2013

 

Afinal, o CDS vergou-se!

É simplesmente vergonhoso o que se tem passado quanto a este governo que de dia para dia muda de posição. Desta vez, depois de Paulo Portas e outros membros do CDS terem feito declarações públicas no sentido de que nunca deixariam que se fizessem cortes nas pensões, afinal depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros os representantes do CDS acabaram por chegar a acordo, embora, segundo parece, a taxa a aplicar nas pensões não seja necessariamente obrigatória.
Então, Paulo Portas, como quer que se lhe chamem, se não vier explicar claramente as razões que o levaram a mudar de posição?
E os membros do Conselho Permanente do PSD, entre os quais muitos se tinham pronunciado contra essa medida, o que terão agora que dizer?

 


  Até Carlos Abreu Amorim

  Este vice-presidente do grupo parlamentar do PSD já pediu a demissão do Ministro das Finanças. Não seria de esperar essa atitude daquele deputado que sempre, até aqui, tem defendido com tanto entusiasmo a política do governo. A " guerra" no interior do Executivo está a aumentar e diz-se que já nem Passos Coelho segura os que contestam Vitor Gaspar e que, cada vez são efetivamente mais os que dentro do governo ou fora dele o contestam. E há já a sensação de que o Primeiro-Ministro está a deixar-se arrastar por aquele seu ministro, o qual há já muito devia ir para outro lado onde seja preciso fazer sangue nos rendimentos dos mais carenciados.
 

 


  A Ordem dos Advogados faz publicidade

  Foi com surpresa que vi a Ordem dos Advoggados aproveitar a televisão ( SIC) para publlicitar os advogados. Decerto que tal sucede por a crise estar a provocar menos movimento nos escritórios dos profissionais do foro.
" Consultem os advogados para focarem descansados" é o que se lê naquele spot publicitário.
Ao que se chega, santo Deus!
Mas é caso para perguntar: e se não houver dinheiro para pagar a consulta?
Seja como for, entendo que a Ordem não devia dar cobertura a essa publicidade televisiva.

sexta-feira, maio 10, 2013

 
A Drª Ferreira Leite na TV

Ontem, na TV24, aquela ex-Ministra das Finanças e dirigente do PSD, concedeu uma entrevista que consideramos memorável pela forma corajosa e, claro, competente como criticou o governo sobretudo no que diz respeito aos cortes nas pensões ou reformas, nos termos abruptos como se querem fazer.
Classificou como desumana essa medida, não querendo pronunciar-se sobre o aspeto jurídico, mas considerando-a de uma tremenda insensibilidade e de má política.
Manuela Ferreira Leite lembrou que muitos dos reformados estão agora a ajudar alguns familiares que a eles se vêem obrigados a recorrer pois desempregados como estão acolhem-se ao apoio dos pais ou avós que recebem uma reforma ainda que, por vezes, de pouco montante.
Também aquela senhora não hesitou em dizer que está convencida que os cortes nas reformas, nos termos em que foram anunciados, não irão avante e se forem haverá decerto a demissão de Paulo Portas que logo se opôs a tal medida, caindo, então, o governo.
Aquela política na referida entrevista não deixou, também, de mostrar a sua crítica à ação governamental que não tem sacrificado injustamente os de menores rendimentos.


 
Mário Zambujal e o seu novo jornal

De 15 em 15 dias, às quintas-feiras publicar-se-á o Jornal Sénior cuja direção será do jornalista e escritor Mário Zambujal.
Destina-se essencialmente tal jornal à classe sénior, tratando das suas necessidades e seus problemas que neste tempo são muitos.
Quando agora é mais normal dar a preferência à internet para divulgar as notícias é realmente arriscado lançar um novo jornal em papel.
Mas o nome de Mário Zambujal e o principal motivo que fez nascer esse novo quinzenário merecem que esse jornal tenha uma boa aceitação do público.

 
Declarações do Provedor de Justiça

Nunca viu tanto descontentamento na sociedade portuguesa, disse aquela entidade.
E veio dar a conhecer que as queixas nos seus serviços triplicaram no ano passado e quase todas elas com fundamento aceitável.
Até aquele Provedor não hesitou em fazer tais declarações, que põem em cheque o governo já que a maioria, senão mesmo a totalidade, de tais queixas  eram a respeito de decisões do Executivo.
Pelo que tem acontecido, não admiram, infelizmente, tais declarações.


 
Abnegação

Ouvimos, ontem, uma sogra e nora numa entrevista televisiva falar de três doentes com Alzheimer de que tratam na sua própria casa. E fazem-no mostrando ter por eles muita dedicação e afeto e procurando com várias iniciativas amenizar o seu triste sofrimento.
Não são sequer seus familiares, mas vizinhos e amigos que estavam sozinhos passando privações provenientes da sua doença.
De louvar, ainda, que a família daqueles cuidadores voluntários aceitaram essa situação.
São realmente um exemplo de abnegação e amor ao próximo que merecia registo e louvor.

 
Notícia tardia mas boa

O ministro da economia numa reunião de uma comissão parlamentar anunciou que administradores, gestores públicos e outros funcionários do Estado vão deixar de ter direito a carros e motoristas.
Para já, não passou de um anúncio mas oxalá se concretize com brevidade essa notícia pelo que representa de poupança e de exemplo de modéstia.
Pena é que o mesmo não atinja também os próprios governantes, que aparecem nas suas deslocações ou cerimónias oficiais, com um cortejo de carros topo de gama e com, além dos motoristas, seguranças a mais.
Nos tempos da primeira República havia vários governantes que faziam questão de utilizarem os transportes públicos.

quarta-feira, maio 08, 2013

 
A fome nas crianças

Há escolas em que diariamente dois terços dos alunos pedem para que lhes seja dado o almoço, pois em casa nada têm que comer.
Mas há também pais que, embora solicitando nas escolas esse auxílio para os filhos, por vergonha, pedem que não se dê conhecimento disso.
E terão as escolas recursos para manterem esse apoio aos alunos?
São já vários os estabelecimentos escolares que pelo menos estão a dar uma sopa aos seus alunos.
Mas também se sabe que nada mais comem durante o dia!
E se a fome é sempre algo que não devia haver, em crianças muito mais chocante e censurável é sem dúvida.
Mas quem mata a fome às crianças que ainda não andam na escola ou já a deixaram?
Sabemos de professores, que condoídos com a situação de fome dos alunos, lhes pagam qualquer comida nas cantinas das escolas.
Só que isso não acontece em todas e quantos vão para casa, sabendo de antemão que ali nada há que comer.
E não se diga que isso é exceção, porque não é, cada vez mais vai sendo, infelizmente, a generalidade.

 
A Nova Lei das Rendas

É manifestamente injusta a nova lei das rendas e, claro, está já a ser muito criticada por parte de várias instituições( algumas até do interesse público) e particulares que por tal lei estão na iminência de ser despejados, tendo muitos que ir viver na rua.
Realmente, mais uma vez, o governo com essa lei quis agir com imensa insensibilidade, o que provocará um enorme número de despejos " castigando" de novo os que menos recursos económicos têm.
Ainda hoje ouvimos na televisão uma senhora cuja reforma e a do marido não ultrapassa os 500 euros, deu a conhecer que o senhorio estava já a exigir 400 euros mensais de renda, quando atualmente pagam cento e poucos euros.
E quantos casos há como este ou piores.
A lei em causa deve ser, sim, imediatamente suspensa, vindo a ser substituída por outra em que sejam devidamente considerados os interesses em causa.



Cortes nas reformas

Uma das maiores injustiças, entre várias já praticadas pelo governo, é a que segundo a qual se aplicará aos reformados uma taxa de 3,5% a 40%!
Um reformado que disponha de uma pequena reforma, à qual é retirada uma taxa de 3,5% o que lhe ficará para se manter e quantas vezes ajudar familiares desempregados para comprar remédios, pagar renda de casa, etc.
E além de injusto é um autêntico roubo que o Estado quer fazer, pois o dinheiro das reformas foram colocados oportunamente no Estado porque este merecia a confiança de, na altura própria, devolver esse dinheiro.
Quer dizer que o Estado era como que um Banco fiável, mas que afinal não é, como se está a provar.
Esta medida de austeridade é, pois, algo de muito indecente, vergonhoso mesmo, já que o dinheiro depositado durante anos pelos trabalhadores nos cofres do Estado para garantir terem no futuro um rendimento quando não puderem trabalhar mais, pela idade ou pela doença.
Deviam ser poupados à ganância feroz deste governo em arranjar dinheiro, não olhando sequer a critérios de justiça.
Por tudo o que se tem passado ( ainda hoje foi anunciado no parlamento que serão 100 mil os funcionários públicos a dispensar) parece até que este governo que, sim, um país sem portugueses ou um país apenas de pobres.

segunda-feira, maio 06, 2013

 
Os sem abrigo aumentam



Só na Estação do Oriente, em Lisboa, dormem ao relento mais de 100 pessoas, algumas já idosas e outras até chegaram a ter uma vida razoável, segundo disseram à televisão.
E, recentemente, só numa noite foram distribuídas 3000 sopas.
No Porto os sem abrigo aumentam dia a dia, por vezes famílias inteiras, que ficaram sem casas, dormem nas ruas e comem do que lhes dão por esmola.
Pelo que se sabe em muitas outras cidades aumentam os pobres, que mesmo de dia estendem a mão à caridade.
E não se vê a possibilidade de minorar a pobreza, pelo contrário, com as medidas de austeridade que o governo quer impor aumentará o número dos que ficam sem emprego e sem rendimentos.
E assim vai este país que teve o azar de um governo comandado pela troika e pelo insensível ministro das finanças, porque, na verdade, Passos Coelho está já a deixar-se dirigir por aquele.



A declaração de Paulo Portas


Embora, pelo que disse, ficámos a saber que Paulo Portas, ainda que discordando de algumas medidas de austeridade futuras, não se atreveu a romper com a coligação.
E compreende-se, porque tal iria criar uma crise política de resultados imprevisíveis e, como ele disse, uma coligação governamental não é uma fusão entre dois partidos.
Mas, pelo menos, Portas conseguiu que não se fizessem mais cortes nas pensões dos reformados.
Porém, cada vez mais se aprofunda um mau estar no governo principalmente em relação ao ministro das finanças.
Tenhamos esperança de que ele abandone o governo, para que se possa fazer uma política com mais interesse social.



Sobre a intolerância


Há quem, não aceitando as ideias dos outros, as ataque usando de linguagem imprópria, mostrando a sua grande intolerância.
É o político que cai no insulto de quem não tem o seu ideal.
É o que se diz ateu que não respeita a crença de outros, não hesitando em chamar-lhes imbecis ou ignorantes e ainda pior, são as referências soezes que fazem àquele em quem dizem não acreditar.
Tudo isso é uma muita censurável intolerância que mal fica aos que a têm.
Expor as suas ideias, criticar as dos outros é algo de aceitável e até pode ser útil.
Mas críticas raivosas e sem o mínimo de educação e respeito por quem pensa de maneira diferente, isso define quem, pelo menos, não sabe estar em sociedade.






domingo, maio 05, 2013

 
Eu não fui eleito!

Foi o ministro das finanças que se atreveu a dizer isso no parlamento. Vitor Gaspar não devia então estar no governo, pois dizendo o que disse revelou que se está " marimbando" para a legitimidade eleitoral que justifica a permanência do governo atual de que faz parte.
Quem se julga ser esse senhor?
Bom seria que fosse para outro lado em que sozinho pudesse mandar e fazer o que bem lhe apetecesse.
É que ele não sabe, efetivamente, o que é a dmeocracia, não lhe interessando cumprir as suas regras.
A arrogância desse homem é demasiada.



O Dia da Mãe

Neste dia 5 de maio, muitos filhos tiveram a oportunidade de presentearem as suas mães, nem que fosse apenas um beijo mais terno.
Os que já não a têm nesta vida, lembram-na decerto com um pensamento meigo e uma oração especial.
A mãe é que nos dá mais carinho, sofrendo com o que nos corre mal e alegrando-se com inigualável sinceridade com os nossos êxitos.
Se normalmente o pai é o esteio económico do lar, a mãe é quem dá o maior amparo moral a quem precisa dele.
É a mãe que durante os primeiros anos mais nos assiste e, por vezes, com que dificuldades, que ela, sem se queixar, vai superando.
Com mais ou menos recursos económicos, a mãe nunca falta com muito amor e ternura.
É, pois, justo que os filhos levem hoje às suas mães a sua justificada gratidão.
Mesmo não tendo eu já viva a minha querida mãe hoje o meu pensamento e o meu coração estão com ela com mais intensidade.  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?